Com alta de 11,5% em 2012, dólar tem a 3ª maior alta anual na “Era PT”

Até o fechamento de quarta-feira, moeda norte-americana sobe 11,48% no ano; desde que Dilma foi eleita, divisa já apreciou-se 25,51%

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar atingiu na última quarta-feira (28) a 3ª maior valorização acumulada em um ano desde o inicio do governo PT (Partido dos Trabalhadores), segundo estudo da Economática, divulgado nesta quinta-feira (29). Ao longo do ano, a divisa teve alta de 11,48% em relação ao real. Desde o início do mandato da presidente Dilma Roussef, em 2011, a moeda americana já sobe 25,51%.

O maior repique da divisa na era PT foi registrado em 2008 – ano ápice da turbulência financeira -, quando a moeda americana disparou 31,0% ante o real. Já o segundo avanço mais expressivo foi relatado no ano passado, primeiro ano do governo Dilma -, onde o dólar saltou 12,58% perante a moeda nacional.

De acordo com o instituto, apenas a Argentina tem alta da moeda norte americana superior ao do Brasil neste ano, com avanço de 12,04%. Na outra ponta, o Chile é o pais em que a divisa dos EUA registra o maior declínio, com queda de 7,49%, em igual base de comparação. A Venezuela, por sua vez, devido ao controle do cambio o dólar oficial se encontra no mesmo patamar desde janeiro de 2010.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde o início da Era PT, porém, dólar cai
Se considerado apenas o período de Lula no poder (2003-2010), foi no Brasil onde a divisa norte-americana mais se depreciou, com perda de valor de 52,84%, seguida de queda de 35,02% pelo Chile.

No período do governo do PT, a moeda dos EUA tem o retrocesso mais acentuado, com recuo de 40,81% – a maior dentre as principais economias da América latina.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.