Colunista do NYT ignora Trump por uma semana e encontra Brasil “à beira do caos”

"Cansado" do noticiário intenso sobre o presidente americano, colunista achou diversas histórias que não receberam destaque nos EUA - o que inclui noticiário sobre o Brasil

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Trump, Trump, Trump. Desde novembro do ano passado, o presidente dos EUA é destaque na mídia – particularmente na americana. Trump monopoliza o noticiário e, mesmo em meio a atritos com a imprensa (ou talvez esse seja um dos motivos para tanto), o seu nome é o grande destaque dos principais jornais e revistas da maior economia do mundo.

Em meio a essa “overdose” de Trump, o colunista do jornal “The New York Times” Farhad Manjoo resolveu se fazer um desafio: “fugir” durante uma semana do noticiário sobre o presidente americano – e contou no jornal o que aprendeu com isso. Não foi fácil, como ele próprio atesta, mas foi uma experiência que trouxe algumas descobertas.

Durante esse período, Manjoo descobriu algumas “histórias escondidas” da mídia, citando inclusive a matéria da revista New Yorker, que afirma que o Brasil está à beira do caos. A matéria do dia 10 de fevereiro, assinada por Jon Lee Anderson, afirma que as coisas não estão bem no Brasil, citando a onda de violência que atingiu o estado do Espírito Santo neste mês após a greve da polícia militar.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo a New Yorker, mesmo com os policiais trabalhando, o estado de direito é um conceito relativo no Brasil. “O país tem desbalanços econômicos dramáticos e sofre de altas taxas de violência. (…) A taxa de homicídio, de 25 por cem mil, está entre as mais altas do mundo”.

Além disso, nos últimos dois anos, os problemas endêmicos se exarcebaram pela maior depressão econômica desde os anos 1930 que, segundo Anderson, ocorreu em meio ao fim do boom de commodities. O texto cita ainda a situação política do País e critica as políticas de austeridade do governo de Michel Temer, que poderia reverter os programas sociais. “Com seu berço social em ruínas, o Brasil tem todos os ingredientes para mais explosões por vir”, afirma a New Yorker.

Entre outras notícias além do Brasil, estão muitas histórias interessantes, caso da perda de espaço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria e o desfazimento de um grande bloco de gelo na Antártida.

Continua depois da publicidade

Para o colunista do NYT, há motivo para isso. “Há uma razão pela qual você não está vendo essas histórias espalhadas pelo noticiário. Ao contrário da velha escola do jornalismo, a mídia de hoje funciona de acordo com laços de realimentação social. Toda história que mostra qualquer sinal de vida no Facebook ou Twitter é copiada sem parar por todos os veículos, tornando-se incontornável”.

Assim, com Trump aparecendo como uma garantia de audiência, ele está em 90% dos feeds do Twitter e do Facebook do colunista. “Mas ele não é 90% do que é importante no mundo”, diz ele. De acordo com Manjoo, Trump não é tudo e seria bom encontrar uma maneira para o ecossistema da mídia americana reconhecer isso – e dar destaque a mais notícias que não sejam só sobre o presidente americano.  

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.