Colômbia vai denunciar à ONU militarização da sociedade venezuelana

"Solicitei à chanceler que peça hoje ao secretário-geral da ONU atenção com a preocupante militarização da sociedade venezuelana", escreveu o presidente colombiano em seu Twitter

Equipe InfoMoney

Publicidade

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que pediu à chanceler do país, María Ángela Holguín, que leve, nesta quarta-feira (19) à Organização das Nações Unidas (ONU) a preocupação de seu governo com a “militarização da sociedade venezuelana”, anunciada pelo presidente Nicolás Maduro. A informação é da Agência EFE.

“Solicitei à chanceler que peça hoje ao secretário-geral da ONU atenção com a preocupante militarização da sociedade venezuelana”, escreveu o chefe de Estado em seu Twitter.

Holguín viajou ontem para Nova York, onde se reúne hoje com representantes das Nações Unidas, lideradas pelo secretário-geral, Antonio Guterres, para apresentar os avanços da missão do organismo internacional na aplicação do acordo de paz firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A Colômbia e a Venezuela compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros e, por isso, a crise do país vizinho é seguida com atenção pelas autoridades de Bogotá.

Em mensagem publicada nessa terça-feira (18), Santos manifestou “séria preocupação” com o anúncio do presidente Maduro sobre um plano para aumentar os membros da Milícia Bolivariana.

Maduro disse, segunda-feira passada em Caracas, que aprovou um plano com o objetivo de expandir para 500 mil os membros da Milícia Bolivariana, armados com fuzis, a fim de que se desdobrem em todas as áreas de defesa integral do país.

Continua depois da publicidade

O novo pronunciamento de Santos ocorre após os de mais 11 governos da América Latina. Eles rejeitaram a morte de seis pessoas nos últimos protestos na Venezuela e pediram que seja evitada “qualquer ação de violência” na jornada de manifestações convocada para hoje.

O pronunciamento foi considerado pelo Executivo venezuelano uma “grosseira ingerência”. Para a Venezuela, os governos dessas nações “violentam” as leis internacionais e respaldam um suposto “intervencionismo” do exterior. Os países foram ainda acusados de apoiar a “violência” da oposição.

“A Venezuela rejeita grosseira ingerência da Argentina, do Brasil, Chile, da Colômbia, Costa Rica, Guatemala, de Honduras, do México, Paraguai Peru e Uruguai”, disse a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.