Urgente Bolsonaro decide tirar Joice Hasselmann da liderança do governo

Bolsonaro decide tirar Joice Hasselmann da liderança do governo

Pesquisa

CNT/MDA mostra que Lula perderia 2º turno para Aécio, Serra ou Alckmin

O instituto fez simulações de primeiro e segundo turnos para a pesquisa eleitoral e não trouxe boas novas para Lula

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A pesquisa CNT/MDA não trouxe boas notícias para a presidente Dilma Rousseff e também para o seu antecessor – e possível candidato a sucessor em 2018 – Luiz Inácio Lula da Silva. 

O instituto fez simulações de primeiro e segundo turnos para a pesquisa eleitoral e não trouxe boas novas para Lula. Caso a eleição fosse hoje, no primeiro turno, Aécio Neves lideraria as pesquisas de intenção de voto com 35,1%, ante 22,8% de Lula e 15,6% de Marina Silva. Já Jair Bolsonaro teria 4,6% das intenções de voto. 

O segundo cenário é de que, ao invés de Aécio Neves, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin seria o candidato. Lula apareceria na frente com 24,9% das intenções de voto, ante 23,1% de Marina Silva e 21,5% de Alckmin.

PUBLICIDADE

O terceiro cenário substitui Alckmin por José Serra, senador por São Paulo. No cenário 3, Lula apareceria com 25% das intenções de voto, ante 23,3% de Marina e 21,2% do senador tucano.

Segundo turno
O instituto também fez pesquisa de intenção de voto estimulada para o segundo turno. Apesar de Marina Silva aparecer na frente tanto de Alckmin quanto de Serra, ela não aparece nas simulações para o segundo turno. 

Aécio Neves, no segundo turno, aparece com 49,6%, ante 28,5% de Lula. Já na simulação com Geraldo Alckmin, o tucano aparece com 39,9% das intenções de voto, ante 32,3% do petista. 

No cenário 3, José Serra aparece com 40,3% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 31,8%.

Além disso, 44,8% dos entrevistados acreditam que, se Aécio Neves tivesse vencido a eleição, o governo dele estaria melhor do que o da presidente Dilma Rousseff. Para 36,5%, estaria igual, enquanto 10,9% consideram que estaria pior.