CNT/MDA: avaliação positiva do governo Lula cai 7 pontos desde janeiro e vai a 35,5%

De acordo com o levantamento, o percentual dos brasileiros que considera o atual governo bom ou ótimo é de 35,5%, enquanto 30,8% avaliam a gestão como ruim ou péssima

Fábio Matos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acena para apoiadores durante entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acena para apoiadores durante entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

A avaliação positiva dos brasileiros sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está prestes a completar 1 ano e 11 meses, recuou 7 pontos percentuais desde janeiro de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) em pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT)

De acordo com o levantamento, o percentual dos brasileiros que considera o atual governo bom ou ótimo é de 35,5%. Na pesquisa anterior, divulgada em maio, esse índice era de 37,4%. Em janeiro, de 42,7% (o que representa uma queda de 7,2 pontos percentuais neste ano).  

Segundo o levantamento da CNT/MDA, o índice de aprovação do terceiro governo de Lula é o mais baixo desde a posse do petista, em janeiro de 2023. 

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, a avaliação negativa do administração federal atingiu sua maior marca desde o início do governo: 30,8% dos entrevistados avaliam a gestão com ruim ou péssima. 

São 32,1% os que a consideram regular, enquanto 1,6% não souberam ou não responderam. 

Veja os números:

Continua depois da publicidade

Avaliação do governo Lula

Aprovação pessoal

A pesquisa também mediu a aprovação pessoal de Lula. Desde janeiro deste ano, o índice recuou 5 pontos percentuais. 

Segundo o levantamento, 49,7% dos brasileiros aprovam o presidente da República (eram 50,7% na pesquisa anterior), enquanto 45,7% o desaprovam (eram 43,7%). 

Continua depois da publicidade

Veja os números:

Aprovação pessoal de Lula

A pesquisa

O instituto MDA entrevistou 2.002 pessoas, presencialmente, entre os dias 6 e 9 de novembro de 2024 em todo o Brasil. 

Continua depois da publicidade

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”