CMN mantém meta de inflação pelo IPCA para 2013 em 4,5%, dizem jornais

Anúncio será realizado no dia 30, encerrando debate sobre possível redução da meta; IPCA-15 segue em queda

Publicidade

SÃO PAULO – O CMN (Conselho Monetário Nacional) deve confirmar no próximo dia 30 a meta de inflação medida pelo IPCA para 2013 em 4,5%, mantendo assim a mesma taxa observada há seis anos, segundo informações publicadas por jornais nesta terça-feira.

O mercado chegou a ventilar a hipótese do conselho reduzir a meta para 4,0%, com a finalidade de sinalizar ao mercado um compromisso firme com a inflação, fazendo surgir questionamentos ao redor do comportamento da taxa Selic nos próximos anos, do aperto fiscal e das taxas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

IPCA-15 em queda
IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) marcou nova queda no ritmo inflacionário com taxa de 0,23% em junho, 0,47 ponto percentual menor que a registrada no mês anterior, segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No acumulado do primeiro semestre, o índice aponta variação acumulada de 4,10%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registra taxa de 6,55%, apenas 0,04 ponto percentual acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores.

Procurado, o CMN confirmou que a reunião acontecerá às 11h do próximo dia 30 em Brasília, porém, não adiantou qualquer posição prévia sobre a meta para 2013.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.