Clinton vence primárias em Ohio e Texas; McCain consolida candidatura

Campanha da senadora ganha novo fôlego e mantém indefinição no partido democrata, apesar de vantagem de Obama

Publicidade

SÃO PAULO – A senadora Hillary Clinton venceu as eleições primárias democratas nos estados de Texas, Ohio e Rhode Island para a presidência dos EUA, enquanto o republicano John McCain consagrou-se vencedor na disputa em seu partido.

Os pleitos realizados na última terça-feira (4) trazem maior definição ao cenário eleitoral norte-americano, pois as vitórias obtidas pelo Senador John McCain garantiram-no a quantidade mínima de delegados para sua indicação como o candidato republicano à sucessão de George W. Bush.

Hillary volta à cena

Já as vitórias obtidas pela ex-primeira dama nos importantes estados de Ohio e Texas dão novo fôlego à sua campanha, quebrando a série recente de vitórias do senador Barack Obama. Os dois parlamentares disputam a indicação do partido democrata.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, estas vitórias obtidas pela senadora não foram capazes de alterar a situação concreta, em que Obama possuiu pequena vantagem no número total de delegados já consultados. O acirramento da disputa torna a figura dos “super-delegados” mais decisiva para sua definição, uma vez que estes não têm suas posições vinculadas ao resultado das eleições prévias.

Os resultados das urnas demonstram que Barack Obama, vencedor da disputa em Vermont, tem grande força entre os mais jovens e negros, enquanto Hillary Clinton é favorecida pelos votos dos mais velhos e hispânicos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.