“Clima é de consternação, choque e preocupação”, diz comandante do Exército

Eduardo Villas Bôas disse haver “muita incerteza e muita insegurança“ em relação ao governo, mas declarou que as Forças Armadas vão atuar para manter a democracia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na última quarta-feira (24), o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, afirmou que o clima no comando da instituição e no Planalto é de “consternação, choque e preocupação”, em referência à crise política após denúncias da JBS contra o presidente Temer. As informações são dos jornais O Estado de S. Paulo e do Valor Econômico.

“Clima de consternação, de choque e de preocupação. Muita incerteza e muita insegurança até que as coisas se definam”, afirmou. Ontem, ele deu uma palestra sobre defesa nacional na Fundação Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em São Paulo. 

O comandante disse que há “muita incerteza e muita insegurança” em relação ao governo, mas declarou que as Forças Armadas vão atuar para manter a democracia e seguir a Constituição. “Tanto as Forças de Segurança Pública quanto as forças Armadas estão empenhadas na preservação da democracia, na observância da Constituição e no perfeito funcionamento das instituições nacionais, a quem cabe encontrar o caminho para a solução dessa crise. Mas a nossa democracia não corre risco”, disse Villas Bôas ao comentar a decisão de Temer de pedir o emprego das Forças Armadas nas manifestações em Brasília.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele ainda disse acreditar “que a polícia deva ter ainda a capacidade de preservar a ordem. Ficamos em uma situação de expectativa caso algo fuja ao controle” e negou que haja um risco para o direito às manifestações durante as ações.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de as Forças Armadas ocuparem a presidência, o comandante do Exército rebateu: “Ah, por favor!”. Durante a palestra na fundação, ele afirmou ouvir muitos pedidos de intervenção militar. “Em um país irregular como o nosso, as Forças Armadas expressam a essência da nacionalidade. É interessante que nós recebemos muitos apelos para que haja uma intervenção militar e eu interpreto nisso as pessoas identificando nas Forças Armadas valores que estão se estiolando [debilitando]”, afirmou.

 

Continua depois da publicidade

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.