Cinco pequenos partidos mantém fusão mesmo com o fim da cláusula de barreira

A medida, que estabelecia uma votação mínima para a existência de um partido, foi cancelada pelo Tribunal Eleitoral

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Cinco partidos que haviam se fundido para evitar a extinção por causa da cláusula de barreira mantiveram a nova formação mesmo depois do cancelamento da medida. Agora, essa legislatura do Congresso irá contar com 27 partidos.

O PAN (Partido dos Aposentados da Nação) passou a fazer parte do PTB, enquanto o PL, o PSC e o Prona formam agora o Partido da República (PR). Essa última união ainda espera confirmação da Justiça Eleitoral.

Com o fim da medida, que tinha como objetivo regularizar a utilização de recursos públicos pelos partidos políticos, voltaram à ativa PSOL, PTB, PV e PCdoB, além de outras legendas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Legendas

O PTB e o PR contam com uma boa representação no Congresso. Segundo uma lista divulgada pelo PR na internet, a legenda conta com 36 deputados federais, além de três senadores.

O número de representantes pode crescer mais ainda. O governador do Mato Grosso cogita a possibilidade de aderir ao novo partido, juntamente com outros deputados. Já o PTB tem atualmente 27 deputados e 3 senadores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.