Mudanças no Fies

Cid Gomes anunciará decisão sobre Fies amanhã, mas já avisa: o que quer é qualidade

Ministro da Educação afirmou que o Fies já passou da quantidade e agora primará pela qualidade

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que anunciará na próxima quinta-feira (12) a decisão sobre o Fies (Financiamento Estudantil), que vem movimentando as ações do setor desde o final de 2014. 

Contudo, ele já avisou: o Fies já passou da quantidade e agora primará pela qualidade. “Queremos regularizar o fluxo pautando a qualidade”, ressaltou, afirmando que o Fies tem sido ampliado e o que tem se discutido é o futuro dele. “Queremos qualidade nesse futuro do Fies”, sendo esta a orientação da presidente Dilma Rousseff.

As mudanças no Fies estão sendo debatidas entre Gomes e o ministro da Fazenda Joaquim Levy. Segundo informações do Valor Econômico, foi dado o “freio de arrumação” em meio às regras mais rígidas para aderir ao programa de forma a colocar ordem na casa, mas que está criando dificuldades para novos alunos que precisam contratar um financiamento.

PUBLICIDADE

As negociações entre os Ministérios da Fazenda e da Educação estão em curso e, segundo o jornal, Cid Gomes estaria “muito receptivo” às ideias da Fazenda de impor limites aos recursos disponíveis, mas não houve conclusões.