Cheirou vazamento de investigação, a equipe da PF será trocada, afirma ministro

Ele ainda falou sobre a delação premiada: "estamos em situação muito próxima de extorsão. Não quero nem falar em tortura. Mas no mínimo é extorsão de declaração"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o novo ministro da Justiça Eugênio Aragão, afirmou que poderá trocar uma equipe inteira de uma investigação da Polícia Federal caso haja vazamento de informações.

“Cheirou vazamento de investigação por um agente nosso, a equipe será trocada, toda. Não preciso ter prova. A Polícia Federal está sob nossa supervisão”, afirmou Aragão. O novo ministro nega ter a intenção de influenciar na Operação Lava Jato, da qual a PF é parte central. “Não, de jeito nenhum. Não tenho essa prerrogativa, essa competência”.

Já sobre possíveis abusos da Operação, ele afirmou que o uso da delação premiada tem pressupostos e que, no Direito alemão, a colaboração tem de ser voluntária. Se houver dúvida sobre essa voluntariedade, não vale. Na medida em que decretamos prisão preventiva ou temporária em relação a suspeitos para que venham a delatar, essa voluntariedade pode ser colocada em dúvida. Porque estamos em situação muito próxima de extorsão. Não quero nem falar em tortura. Mas no mínimo é extorsão de declaração. Se a gente tolera que o grandalhão vai para cadeia enquanto não resolve abrir a boca, então o pequeno pode ir para o pau de arara”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Sobre a permanência do diretor-geral da PF, Leandro Daiello, Aragão afirmou que esse assunto ainda não foi tratado e que a permanência de ninguém no ministério, a não ser do doutor Marivaldo Pereira (secretário-executivo), está garantida. “E, claro, não se pode mexer na estrutura aqui ligada à Olimpíada”.

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.