Cassação de deputado pode trazer Severino Cavalcanti de volta à Câmara

Caso o TSE casse o mandato de Marcos Antônio Ramos da Hora, o ex-presidente da Casa voltará à ativa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o processo de cassação por infidelidade partidária do deputado federal Marcos Antônio Ramos da Hora poderá reconduzir à Casa o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

Se o Tribunal acatar o pedido de Fernando Antônio Rodovalho, Cavalcanti poderá voltar à Casa Legislativa, já que é o primeiro suplente da coligação que elegeu da Hora.

Em 2005, o ex-deputado renunciou à presidência da Câmara sob acusação de cobrar propina do empresário Sebastião Buani e nas eleições de 2006 ele não conseguiu se eleger para um novo mandato.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A petição contra Marcos da Hora foi ajuizada no TSE no último dia 31. Rodovalho defende que a perda do cargo do deputado resulte em sua nomeação, já que ele é suplente do PSC, partido que elegeu o parlamentar.

Justa causa

Segundo o TSE, podem perder o mandato os parlamentares que trocaram de partido após 27 março de 2007, sendo definido como justa causa para a desfiliação os casos em que houve incorporação ou fusão de partido, criação de novo partido, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados