Caso Petrobras mudará o Brasil para sempre, diz Dilma Rousseff

Durante reunião do G-20, presidente afirmou que Operação Lava Jato vai acabar com a impunidade

Lara Rizério

Publicidade

Na Austrália, onde participa da reunião do G-20, a presidente Dilma Rousseff disse neste domingo que a operação Lava Jato envolvendo a Petrobras (PETR3;PETR4) é simbólica e mudará o país para sempre. 

“Isso pode de fato mudar o País para sempre, no sentido de que vai acabar com a impunidade”, disse Dilma em entrevista coletiva antes de deixar a reunião do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, na Austrália.

Segundo a presidente, a questão da Petrobras é simbólica por ser a primeira investigação efetiva, de forma aberta, que envolve segmentos privados e públicos e “vai a fundo”. Dilma ainda voltou a usar uma das falas recorrentes na campanha eleitoral, ao dizer que não é o primeiro escândalo da história do Brasil, mas do “primeiro escândalo da nosssa história que é investigado” e que, por isso mesmo, “jogará luz sobre todos os outros processos de corrupção”. 

Continua depois da publicidade

 Por outro lado, a presidente evitou condenar as empresas envolvidas no esquema. “Não se pode condenar a empresa. O que nós temos de condenar são pessoas: corruptos e corruptores”, acrescentou. “Não significa que todos os atos da Petrobras sejam de corrupção”. 

Na véspera, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu uma investigação completamente isenta na operação Lava Jato, mas criticou o uso eleitoral da operação.

A Polícia Federal lançou na sexta-feira nova fase da Operação Lava Jato, com a prisão do ex-diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, Renato Duque, e de executivos de empresas privadas, após uma série de denúncias de corrupção nos últimos meses envolvendo grandes obras da petroleira.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.