Caso Petrobras mudará o Brasil para sempre, diz Dilma Rousseff

Durante reunião do G-20, presidente afirmou que Operação Lava Jato vai acabar com a impunidade

Lara Rizério

Publicidade

Na Austrália, onde participa da reunião do G-20, a presidente Dilma Rousseff disse neste domingo que a operação Lava Jato envolvendo a Petrobras (PETR3;PETR4) é simbólica e mudará o país para sempre. 

“Isso pode de fato mudar o País para sempre, no sentido de que vai acabar com a impunidade”, disse Dilma em entrevista coletiva antes de deixar a reunião do G20, grupo formado pelas principais economias do mundo, na Austrália.

Segundo a presidente, a questão da Petrobras é simbólica por ser a primeira investigação efetiva, de forma aberta, que envolve segmentos privados e públicos e “vai a fundo”. Dilma ainda voltou a usar uma das falas recorrentes na campanha eleitoral, ao dizer que não é o primeiro escândalo da história do Brasil, mas do “primeiro escândalo da nosssa história que é investigado” e que, por isso mesmo, “jogará luz sobre todos os outros processos de corrupção”. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Por outro lado, a presidente evitou condenar as empresas envolvidas no esquema. “Não se pode condenar a empresa. O que nós temos de condenar são pessoas: corruptos e corruptores”, acrescentou. “Não significa que todos os atos da Petrobras sejam de corrupção”. 

Na véspera, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu uma investigação completamente isenta na operação Lava Jato, mas criticou o uso eleitoral da operação.

A Polícia Federal lançou na sexta-feira nova fase da Operação Lava Jato, com a prisão do ex-diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, Renato Duque, e de executivos de empresas privadas, após uma série de denúncias de corrupção nos últimos meses envolvendo grandes obras da petroleira.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.