Carro é o único meio de transporte para 13% dos brasileiros

Essas pessoas utilizam apenas o veículo, mesmo para pequenas distâncias, e na maioria das vezes estão sozinhas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O carro é considerado a única forma de transporte para 13% dos brasileiros, que na maioria das vezes andam sozinhos. É o que constatou um estudo da ONG (Organização não-governamental) WWF Brasil e do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

Além disso, a pesquisa também mostra que outros 19% dos brasileiros, possuem carro, mas procuram fazer os percursos mais curtos a pé, e 26% não possuem veículo próprio utilizando somente o transporte coletivo. Outros 42% também não possuem carro, mas procuram andar mais a pé e de bicicleta.

Renda

O estudo também mostrou que, quanto maior a renda familiar, menor é a utilização de outras formas de transporte, além do carro. Para 46% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, o veículo é a única forma de locomoção, e na maioria das vezes, é utilizado somente por uma pessoa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Entre as pessoas que ganham de 5 a 10 salários mínimos, 32% só utilizam o carro. Para a faixa de 2 a 5 salários, o número cai para 14%, e para a faixa de 1 a 2, cai para 5%.

Da mesma forma, conforme diminui a renda, aumenta a porcentagem de pessoas que utilizam o transporte público. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, 23% não têm carro, e entre os que ganham de 1 a 2, esse número é de 86%.

Idade

As pessoas que mais utilizam o carro são aquelas que possuem entre 30 e 39 anos de idade: 17% só usam o veículo e outros 18% procuram fazer pequenos percursos a pé. Já entre as pessoas com 40 a 49 anos, esses números são 14% e 22%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

O índice também aumenta conforme aumenta a escolaridade da população. Enquanto entre aqueles que cursaram até a 4ª série do Ensino Fundamental, 7% utilizam apenas o carro como meio de transporte, entre os que concluíram o Ensino Superior o índice mais que triplica, e atinge 24%.

Também foi notada diferença de comportamento entre homens e mulheres. Entre eles, 18% utilizam o veículo e na maioria das vezes, sozinho. Outros 17% possuem carro, mas procuram não utilizá-lo em pequenas distâncias. Já entre elas, esses índices são de 8% e 21%.

Regiões

Entre as regiões, as populações do Sul e do Sudeste são as que mais utilizam o carro, ambas com 15%. Porém, na primeira 50% das pessoas afirmaram que não possuem carros, e na segunda, esse índice sobe para 61%.

Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste, apenas 10% da população utiliza só o carro como meio de transporte. Entre os que não possuem o veículo, os índices são de 82% e 84%, respectivamente.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.