Publicidade
SÃO PAULO – Pesquisa do Ibope Mídia/Target Group Index mostra que 13% dos brasileiros compraram um carro no último ano, considerando o período entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010.
O número é apenas 1 ponto percentual maior que o registrado na pesquisa anterior, que contemplou o período que vai de julho de 2006 a julho de 2007, quando 12% tinham comprado um veículo.
A pesquisa mostra que 46% dos brasileiros das regiões metropolitanas possuem, ao menos, um automóvel. No levantamento anterior, 42% possuíam o veículo. Na média, cada domicílio possui 1,34 automóvel.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
A pesquisa ainda mostra que a intenção de compra de automóveis no Brasil cresceu neste ano em relação a anos anteriores. Ao todo, 25% dos brasileiros das regiões metropolitanas do País pretendem comprar um carro. No período anterior, 23% tinham essa intenção.
Motos
Já com relação à moto, 6% dos pesquisados possuem o veículo, sendo que os homens destacam-se, principalmente nas regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. Ao todo, 81% deles possuem uma moto, ao passo que, entre as mulheres, apenas 19% têm.
Dos proprietários, 49% pertencem à classe C. Em Fortaleza, esse segmento da população domina, representando 83% dos que têm moto na cidade.
Continua depois da publicidade
Outros 16% dos brasileiros que possuem motocicleta pertencem à classe DE. Em Belo Horizonte, 35% desse segmento da população possui o veículo – o maior percentual, considerando as regiões metropolitanas analisadas pela pesquisa.
Já 35% dos donos de motos estão nas classes mais abastadas (AB). Em Curitiba, 63% dos que possuem motos pertencem a esses segmentos da população.
Brasileiros com idade de 25 a 44 anos representam 50% dos detentores de motocicletas. Na faixa etária que considera aqueles com idade entre 25 e 34 anos, 30% possuem o veículo, ao passo que, dos que têm de 35 a 44 anos, 20% estão na mesma situação.
Continua depois da publicidade
Sobre a pesquisa
O levantamento feito pelo Ibope Mídia/Target Group Index entrevistou brasileiros das regiões metropolitanas – São Paulo, interior de SP, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza – e do interior do Sul e do Sudeste do País.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.