Cármen Lúcia mantém relatoria de recurso de Aécio com Fachin

Parlamentar luta para derrubar decisão da Primeira Turma, que o afastou das funções legislativas

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, decidiu que o mandado de segurança apresentado pela defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) continuará sob relatoria do ministro Edson Fachin. O parlamentar quer que seja suspensa a decisão da Primeira Turma da corte que culminou em seu afastamento de suas funções legislativas. Existe a possibilidade de o Senado decidir em plenário não acatar à determinação dos ministros.

A defesa do tucano alega que Fachin já havia tomado decisão no caso, quando determinou monocraticamente o afastamento de Aécio. O magistrado destacou, no envio do pedido para análise da presidente da corte, que a jurisprudência do Supremo não admite o questionamento da relatoria de processos por terceiros.

Por terem participado da decisão inicial, os ministros da Primeira Turma foram excluídos do sorteio eletrônico que definiu a relatoria do mandado de segurança apresentado pelos advogados do senador. Na votação da última terça-feira, os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux derrotaram o relator Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes e restabeleceram medidas cautelares contra Aécio Neves.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A decisão ampliou o nível de tensão entre STF e Senado Federa, com risco de eclosão de uma crise institucional.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.