Carlos Bolsonaro renuncia ao mandato de vereador no Rio para disputar Senado por SC

Mudança na cadeira almejada encerra um ciclo de 16 anos de mandatos consecutivos do vereador na Câmara Municipal carioca

Caio César

5 dez. 2025 - Carlos Bolsonaro recebe homenagem na Alesp. Foto: Alesp
5 dez. 2025 - Carlos Bolsonaro recebe homenagem na Alesp. Foto: Alesp

Publicidade

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, nesta quinta-feira (11), que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e transferirá seu domicílio eleitoral para Santa Catarina, onde pretende concorrer ao Senado nas eleições de 2026.

Na abertura da sessão na Câmara, Carlos destacou que a mudança de cidade atende a “um chamado que não poderia realizar” no Rio.

“Parto desta cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo a uma missão maior, da qual sempre fiz parte. […] Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Durante o discurso, o vereador também mencionou seu pai, Jair Bolsonaro, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

“Hoje, ele [Jair Bolsonaro] enfrenta uma vida injusta, fruto de um processo recheado de contradições, vícios e interpretações políticas. Bolsonaro está preso, mas não derrotado. Porque derrotado está quem abandona seus princípios. A Justiça, cedo ou tarde, abrirá a porta que querem manter fechada”, disse Carlos, em tom emocionado.

O presidente da Câmara do Rio, Carlos Caiado (PSD), elogiou a atuação de Carlos Bolsonaro ao longo dos últimos 26 anos, ressaltando sua “sinceridade” e “amizade”, apesar das divergências políticas.

Carlos Bolsonaro conquistou seu primeiro mandato em 2000, aos 17 anos. Desde então, acumula 16 mandatos consecutivos, tendo sido o vereador mais votado do Rio em duas eleições.