Carlos Alberto Decotelli, ex-presidente do FNDE, é o novo ministro da Educação

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Equipe InfoMoney

Carlos Decotelli, novo ministro da Educação (foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

SÃO PAULO — O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (25) a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de ministro da Educação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getulio Vargas, doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e com pós-doutorado pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Ele foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto de 2019, depois foi para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.

Decotelli entra no lugar de Abraham Weintraub, que anunciou na semana passada sua demissão, após 14 meses no cargo. Ele deve assumir um posto de diretor representante do Brasil no Banco Mundial, nos EUA.

O novo ministro da Educação é o terceiro no governo Bolsonaro — além de Weintraub, Ricardo Vélez Rodríguez esteve à frente da pasta por pouco mais de três meses no início do mandato do presidente.