Campus Party: 40% dos participantes acessam site do fabricante antes de comprar

Pesquisa mostra que esses usuários de tecnologia também postam e leem comentários sobre produtos e marcas na internet

SÃO PAULO – Um perfil dos participantes da feira de tecnologia Campus Party, divulgado pelo Ibope na última segunda-feira (26), mostra que 40% deles acessam o site do fabricante ou do fornecedor antes de fazer uma compra. Além disso, 20% postam opiniões de produtos e serviços frequentemente, sendo que 57% já o fizeram pelo menos uma vez.

“Embora não seja representativo do internauta brasileiro em geral, esse levantamento vai nos permitir aperfeiçoar uma metodologia de classificação de hábitos e atitudes em relação à mídia social e as motivações que levam as pessoas a criar conteúdo compartilhado, seja para diversão, seja para expressar opiniões sobre marcas, produtos e até candidatos políticos”, afirma o diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho.

O levantamento, feito com 600 participantes, também mostrou que 46% leem comentários de outros internautas antes de fazer compras, seja em lojas virtuais, seja nas físicas.

Objetos de desejo

PUBLICIDADE

A pesquisa também constatou que o computador não é a principal prioridade nas compras de 2009 dos participantes da feira, ao contrário do que muitos poderiam esperar. Esse item aparece como objeto de desejo de 48% dos participantes, atrás de viagens, com 52% da preferência.

O terceiro item que os participantes mais desejam comprar, apesar da crise financeira, é o carro, com 28%. Em seguida, aparecem câmera fotográfica digital (25%), software (23%), telefone celular (20%) e smartphones (16%).

Razões para a tecnologia

Entre as principais motivações que fazem com que os participantes da feira utilizem diversas tecnologias colaborativas, como blogs, diversão teve 29% das citações, desenvolvimento profissional e vantagens financeiras, 25%, e aprendizagem e educação, 24%.