Economia

Câmbio: Tombini acertou ao não dar “carne aos leões”, diz Delfim ao Broadcast

Ex-ministro da Fazenda elogiou postura do presidente do BC, Alexandre Tombini, em relação à forte volatilidade do câmbio

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, disse acreditar que grande parte da turbulência causada pelo câmbio no Brasil já passou. E, em entrevista ao Broadcast da Agência Estado, Delfim afirmou ainda que Alexandre Tombini fez bem em não vender dólar à vista.

O ex-ministro afirmou que caso Tombini tivesse efetuado vendas das reservas, dado “carne aos leões”, já “teria sido comido.” Delfim elogiou a tranquilidade do presidente para lidar com a volatilidade escessiva e a forma como Tombini tenta solucionar o problema. “Ele é uma autoridade com grande conhecimento técnico e aproveitou que nosso mercado futuro de dólar é muito desenvolvido para oferecer swaps”, disse ele ao Broadcast.

Delfim também afirmou que não vê motivo para a taxa de juro real no Brasil ser superior a 2,5% e que acredita em uma inflação média de 4,5% nos próximos anos, o que reduziria a Selic para próximo de 8%.

Aprenda a investir na bolsa