Câmara e BC lançam moeda comemorativa pelos 200 anos da 1ª Constituição do Brasil

O lançamento da moeda, destinada a colecionadores, também faz parte das comemorações pelos 200 anos da Câmara dos Deputados, que se completarão em 2026

Agência Câmara

Moeda comemorativa pelos 200 anos da Constituição de 1824 (Foto: Divulgação)

Publicidade

A Câmara dos Deputados e o Banco Central (BC) lançaram, nesta quinta-feira (11), uma moeda comemorativa pelos 200 anos da primeira Constituição do Brasil (1824). A moeda é destinada a colecionadores.

O coordenador da comissão especial curadora encarregada das comemorações dos 200 anos da Câmara dos Deputados, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), afirmou que a primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824 pelo imperador dom Pedro I, foi um símbolo de nossa autonomia e soberania perante o mundo.

O lançamento também faz parte das comemorações pelos 200 anos da Câmara dos Deputados, que se completarão em 2026. Embora as duas casas legislativas tenham sido criadas quando a Constituição entrou em vigor, foi só em 1826 que a Câmara e o Senado foram instalados e começaram a legislar.

Continua depois da publicidade

Andrada afirmou que, além de representar nossa soberania, a Constituição de 1824 trouxe princípios modernos como a liberdade de expressão.

“É dela que nasce o Poder Legislativo. Esta é a importância: o Poder Legislativo como o poder do povo. São 200 anos que a Constituição brasileira cria essa representação da sociedade”, afirma.

O diretor administrativo do BC, Rodrigo Alves Teixeira, disse que a moeda marca uma data histórica.

Continua depois da publicidade

“O Banco Central tem, entre suas responsabilidades, emitir moedas comemorativas de fatos importantes do país, para que se torne perene e para homenagear, ao mesmo tempo, as duas câmaras do Poder Legislativo e a Constituição que lhe deu origem”, afirmou Teixeira.

Lafayette de Andrada mostra a moeda em evento no Banco Central (Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

Tópicos relacionados