Câmara Baixa do Japão aprova Taro Aso como primeiro-ministro

Eleito pelo partido e pela Câmara Baixa, Taro Aso se torna oficialmente o novo primeiro-ministro do Japão

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O secretário-geral do Partido Liberal Democrata do Japão, Taro Aso, foi eleito primeiro-ministro pela Câmara Baixa do país, nesta quarta-feira (24). O político já havia recebido a maioria dos votos do partido, na última segunda-feira (22), e com a aprovação na Câmara Baixa, se torna oficialmente o novo líder político do país asiático.

Aso foi eleito com 337 votos de 477 possíveis, e irá substituir Yasuo Fukuda, que renunciou no início do mês, antes mesmo de completar um ano no cargo. Ichiro Ozawa, líder do Partido Democrático, de oposição, recebeu 117 votos.

Novo Governo

O novo primeiro-ministro deve anunciar a composição de seu governo ainda nesta quarta-feira (24), antes de embarcar para participar da Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Na Câmara Alta, Ozawa havia recebido a maioria dos votos, porém, a constituição japonesa determina que a decisão da Câmara Baixa deve prevalecer na escolha do primeiro-ministro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.