Câmara aprova redistribuição dos royalties do petróleo do pré-sal

Contudo, presidente Lula deve vetar proposta, alegando ser inconstitucional; Rio de Janeiro e Espírito Santo reclamam

Publicidade

SÃO PAULO – A Câmara aprovou na última quarta-feira (10) uma emenda para alterar a distribuição dos royalties e participações especiais do petróleo, concluindo a votação do projeto de lei que institui o regime de partilha para a exploração da camada pré-sal.

A emenda determina que, excetuada a parte da União, os royalties e participações especiais sejam divididos igualmente entre todos os estados e municípios do País, com base nos respectivos fundos de participação.

Contudo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – maior produtores de petróleo do Brasil – seriam prejudicados, à medida que arrecadariam muito menos do que argumentam ter direito. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete o texto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inconstitucional
“A emenda não é constitucional porque mexe com contratos vigentes. Se for aprovada, o presidente Lula será obrigado a vetar”, alertou Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara.

“Não tome como ameaça, tome como informação. Não tem como sancionar. Isso é terreno na Lua: vão continuar sem receber nada”, completou o deputado, durante discurso.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.