Bush cancela parte do programa de subsídios ao algodão nos EUA

Decisão atende determinação da OMC, após ação movida pelo Brasil; Itamaraty, no entanto, diz que corte ainda é insuficiente

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anulou uma parcela dos subsídios concedidos aos produtores de algodão do país na última quarta-feira (02).

A medida cumpre parte de uma determinação da OMC (Organização Mundial do Comércio), obtida com a vitória do Brasil em ação movida contra os EUA em 2005.

Painel

Contudo, apesar da decisão de Washington, o governo brasileiro pretende dar continuidade às reclamações de que os EUA não cumpriram totalmente as determinações da OMC.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Flávio Marega, coordenador geral de Contenciosos na OMC do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil está “avaliando o momento certo” para oficializar o pedido de implementação de um comitê de especialistas (painel) para fiscalizar o cumprimento das decisões do organismo de comércio.

Insuficiência

O Itamaraty alega, também, que o corte do subsídio “step 2”, ocorrido formalmente na quarta-feira, ainda é insuficiente e que o Brasil continuará a recorrer às autoridades dos EUA com vistas a acabar com os programas subsidiários considerados ilegais pela OMC.

Em 2004, os Estados Unidos ocupavam a posição de liderança na exportação de algodão. Na época, a ajuda destinada aos fazendeiros era de US$ 12,5 bilhões.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.