Bumlai negocia delação premiada com o MPF, diz Valor

De acordo com o jornal, o empresário, o amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com procuradores há cerca de duas semanas e foi indagado sobre a sua disposição em colaborar com a força-tarefa

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo o jornal Valor Econômico, o pecuarista José Carlos Bumlai está negociando delação premiada com investigadores da Operação Lava-Jato.

De acordo com o jornal, o empresário, o amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com procuradores há cerca de duas semanas e foi indagado sobre a sua disposição em colaborar com a força-tarefa.

Se a delação for realizada, Bumlai poderá esclarecer as suspeitas do Ministério Público Federal de que  Lula teria conhecimento e aprovado a contratação do Grupo Schahin para operar navio-sonda da Petrobras, tendo como contrapartida  um empréstimo de R$ 12 milhões, contraído por Bumlai no banco Schahin. Outro ponto de interesse seria sobre a investigação do sítio em Atibaia: uma frente da investigação apura se Bumlai intermediou pagamentos para a compra do imóvel. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No jornal O Estado de S. Paulo de hoje, vale destacar a notícia de que um primo de Bumlai é o dono de uma cobertura usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e família no prédio onde o petista mora em São Bernardo do Campo. O imóvel foi alvo de busca e apreensão na 24.ª fase da Operação Lava Jato, após o síndico do prédio indicar aos policiais federais que o imóvel pertenceria ao ex-presidente.

O apartamento é vizinho ao imóvel de propriedade de Lula e já foi alugado pelo Planalto entre 2007 e 2010. A PF investiga a suspeita de que o ex-presidente oculte patrimônios e receba vantagens de empreiteiras envolvidas em esquemas de corrupção na Petrobrás. Os investigadores também suspeitam que um sítio em Atibaia, registrado em nome dois empresários sócios de seu filho, seja na verdade de Lula, bem como um triplex no Guarujá, que está registrado pela OAS.

(Com Agência Estado)

Continua depois da publicidade

InfoMoney faz atualização EXTRAORDINÁRIA na Carteira Recomendada; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.