BTG diminui exposição no Brasil, mas segue otimista ao apontar “melhor resposta” que Temer pode dar

Risco político aumenta cautela, mas estrategistas ressaltam que a melhor resposta de Michel Temer ao cenário é mostrar que tem apoio do Congresso para aprovar reforma da Previdência

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O BTG Pactual segue overweight (exposição acima da média) ao Brasil dentro do seu portfólio na América Latina, destacou o banco em relatório desta segunda-feira (19), passando a recomendar cinco ações ante seis do mês passado. Os estrategistas ressaltam seguir otimistas com o Brasil, mas destacam estar um pouco mais cautelosos por conta da piora do risco político. 

As citações ao presidente Michel Temer em delações da Odebrecht e o grande número de políticos citados, além do grande debate no Congresso sobre o pacote anti-corrupção são fatores que adicionam instabilidade política, reforçam os estrategistas. Além disso, a situação econômica complicada sugere uma maior volatilidade. 

Já do lado positivo, Temer ainda parece possuir um sólido apoio da base do Congresso, que foi observada com a aprovação da PEC do teto de gastos. “Nesse ponto, a melhor resposta de Temer para a crise corrente será mostrar que ele tem apoio político suficiente para aprovar a reforma da previdência, o que criaria as condições para um ritmo maior de corte de juros. De fato, as expectativas de inflação para 2017 estão convergindo para o centro da meta e o Banco Central pode cortar os juros de forma mais agressiva já em janeiro (a expectativa é de uma queda de 50 pontos-base”, afirmam os estrategistas.

Continua depois da publicidade

No portfólio da América Latina, as ações da Suzano (SUZB5) saíram da carteira neste mês. Dentre as brasileiras, ainda continuam os papéis de BM&FBovespa (BVMF3), Petrobras (PETR3;PETR4), Gerdau (GGBR4), Minerva (BEEF3) e BR Malls (BRML3). 

Chile e Peru seguem com recomendação overweight, enquanto a Colômbia segue underweight, mas com uma exposição um pouco superior em relação ao relatório anterior. Enquanto isso, o México permanece com recomendação underweight – o “risco Donald Trump” ainda traz muitas incertezas, destacam os estrategistas do banco.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.