Brasileiros votaram mais atentos à idoneidade dos candidatos em 2008

Em pesquisa feito pelo TSE, mais de 80% das pessoas afirmaram que ficaram atentas a ações como compra de votos e caixa 2

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nas eleições do ano passado, os brasileiros ficaram mais atentos quanto a idoneidade dos candidatos a prefeitos e vereadores. Isso foi o que mostrou uma pesquisa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), feita para medir os resultados da campanha Vota Brasil 2008.

De acordo com a Agência Brasil, mais de 80% das 2 mil pessoas entrevistadas declararam ter levado em conta aspectos relativos à idoneidade.

Fatores importantes

Do total de participantes, 82% indicaram a ficha limpa do candidato como um fator preponderante para o voto, 83% se preocuparam em não escolher um candidato que recorra a compra de votos e 81% consideraram importante a não utilização do “caixa dois” na campanha.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, ainda há cerca de 20% dos eleitores que disseram terem votado sem pesquisar informações sobre os candidatos. A maioria (51%) informou que já conhecia os candidatos antes de votar e 30% afirmaram terem pesquisado o histórico do candidato escolhido.

Entre os que se preocuparam em verificar o passado do político, a maioria tem escolaridade superior e pertence às classes A e B. Entre os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental, 33% não pesquisaram nada sobre os candidatos e 59% declararam já conhecer bem os escolhidos. Apenas 8% disseram que pesquisaram.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.