Brasileiros fora do País podem ter direito a votar em senador e governador

Proposta do Senado busca atualizar o Código Eleitoral para adequar a legislação a uma tendência mundial

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os eleitores que estão fora do Brasil podem ganhar o direito de votar para governador e senador. Esta é a proposta do Projeto de Lei 6709/06, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que altera o Código Eleitoral (Lei 4737/65).

Tendência mundial

A autora diz que a extensão desse direito é uma tendência mundial e que o número de brasileiros que trabalham e residem fora do País só vem aumentando. A alteração no Código se faz necessária porque ele só permite que o presidente da República seja escolhido de fora do Brasil.

Salvatti lembra que o voto no exterior não traz problemas técnicos, uma vez que o avanço nas comunicações e informática pode tornar viável essa prática.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tramitação

A proposta, que tramita em regime de prioridade, será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para só então seguir para votação no Plenário.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.