Brasileiro busca cada vez mais a web para comparação de preços de carros

"Houve aumento de pageviews, quantidade de informação, mas tem mais a ver com ação das empresas", diz Ibope//NetRatings

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Cada vez mais o brasileiro busca informações sobre carros na internet, movimento que já vem sendo identificado há cerca de três anos e que não foi abalado pela falta de crédito causada pela crise financeira internacional.

“Houve um aumento de pageviews, quantidade de informação, mas tem mais a ver com uma ação das empresas. Elas chamam mais a atenção dos internautas, com publicidade, promoções, divulgações”, explicou o analista de Mídia do Ibope//NetRatings, José Calazans. “Além disso, os internautas buscam informações para comparações de preços”, completou.

Depois da crise

Calazans disse que, com a crise, o que pode ter acontecido é o consumidor aumentar a procura na internet por oportunidades financeiramente melhores para a compra do carro. No mês de novembro, por exemplo, a audiência de sites de informações sobre carros cresceu 14,5%, frente ao mesmo período do ano passado. Os sites das montadores registraram evolução de 18,4%.

Aprenda a investir na bolsa

No geral, a categoria registrou avanço de 15,2% no período analisado. “Em novembro, praticamente 3,9 milhões de pessoas navegaram em sites de automóveis. As duas principais subcategorias são as de informações e das montadoras”, disse Calazans. “Houve procura muito grande por veículos usados”.

Em relação ao tempo de navegação por pessoa, houve uma evolução de 4,4% na categoria em um ano e de 17,4% em um mês.

Destaques

Confira na tabela abaixo os destaques em tempo de navegação no mês de novembro, segundo o Ibope//NetRatings:

CategoriaTempo de navegaçãoCrescimento semestralCrescimento anual
Automóveis16min57seg24,3%4,4%
Casa e Moda16min19seg19%21%
Comércio Eletrônico35min14seg18%8,9%
Notícias e Informações30min46seg16%16%
Buscadores36min10seg14,5%18,6%
E-mail1h37min40seg14,2%13%

Fonte: Ibope//NetRatings