Brasileiro busca cada vez mais a web para comparação de preços de carros

"Houve aumento de pageviews, quantidade de informação, mas tem mais a ver com ação das empresas", diz Ibope//NetRatings

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Cada vez mais o brasileiro busca informações sobre carros na internet, movimento que já vem sendo identificado há cerca de três anos e que não foi abalado pela falta de crédito causada pela crise financeira internacional.

“Houve um aumento de pageviews, quantidade de informação, mas tem mais a ver com uma ação das empresas. Elas chamam mais a atenção dos internautas, com publicidade, promoções, divulgações”, explicou o analista de Mídia do Ibope//NetRatings, José Calazans. “Além disso, os internautas buscam informações para comparações de preços”, completou.

Depois da crise

Calazans disse que, com a crise, o que pode ter acontecido é o consumidor aumentar a procura na internet por oportunidades financeiramente melhores para a compra do carro. No mês de novembro, por exemplo, a audiência de sites de informações sobre carros cresceu 14,5%, frente ao mesmo período do ano passado. Os sites das montadores registraram evolução de 18,4%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No geral, a categoria registrou avanço de 15,2% no período analisado. “Em novembro, praticamente 3,9 milhões de pessoas navegaram em sites de automóveis. As duas principais subcategorias são as de informações e das montadoras”, disse Calazans. “Houve procura muito grande por veículos usados”.

Em relação ao tempo de navegação por pessoa, houve uma evolução de 4,4% na categoria em um ano e de 17,4% em um mês.

Destaques

Confira na tabela abaixo os destaques em tempo de navegação no mês de novembro, segundo o Ibope//NetRatings:

Continua depois da publicidade

Categoria Tempo de navegação Crescimento semestral Crescimento anual
Automóveis 16min57seg 24,3% 4,4%
Casa e Moda 16min19seg 19% 21%
Comércio Eletrônico 35min14seg 18% 8,9%
Notícias e Informações 30min46seg 16% 16%
Buscadores 36min10seg 14,5% 18,6%
E-mail 1h37min40seg 14,2% 13%

Fonte: Ibope//NetRatings

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.