Brasil terá verdadeira virada e será o lugar para estar em 2016, diz estrategista à CNBC

"A mudança dramática do cenário político está virando a favor do Brasil'', afirma o estrategista do Societe Generale, Larry McDonald, ao portal americano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das piores escolhas de investimentos possíveis em 2015 foi comprar ações brasileiras. De fato, entre os ETFs (Exchange Traded Funds) com mais de US$ 1 bilhão em valor de mercado, o brasileiro teve o pior desempenho do ano, com queda de 41%.

Quer saber onde investir em 2016? Veja no Guia Especial InfoMoney clicando aqui!

Mas uma virada pode acontecer em torno de 2016, se o head de estratégia do Societe Generale, Larry McDonald, estiver certo, conforme ele destaca ao portal americano CNBC.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No primeiro trimestre, vamos ver uma verdadeira virada no Brasil, e então o Brasil vai ser um dos melhores lugares para se estar em 2016. A mudança dramática do cenário político está virando a favor do Brasil”, afirma o estrategista.

A reportagem da CNBC destaca que um ótimo negócio para o Brasil passou a dar errado recentemente. Como uma economia exportadora de commodities para a China, ela sofre com a desaceleração econômica do gigante asiático.

Além disso, o Brasil tem uma presidente impopular, Dilma Rousseff, cuja aprovação está por volta da casa de um dígito. Porém, o portal lembra que o Brasil está passando por um processo de impeachment, podendo culminar em um novo presidente mais pró-mercado.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, há o argumento de que a situação pode ficar muito pior para a economia nacional. 

Enquanto McDonald está animado, Max Wolff, da Manhattan Venture Partners, traça um cenário bem mais conservador. Para ele, os mercados emergentes vão passar por uma reconstrução lenta. Porém, ambos concordam em algo: os próximos movimentos dos países exportadores de commodities vão ser bastante cruciais em 2016. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.