Brasil terá 2016 catastrófico, diz revista americana – e as causas são profundas

Em artigo, professor da Universidade Columbia destaca que cenário para o Brasil é bastante negativo, a não ser que o País aponte para uma correção no rumo de sua políticas econômicas fracassadas das últimas décadas

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil volta mais uma vez a ser destaque na economia internacional, e não pelas melhores razões. Desta vez, o Brasil ganhou as páginas da revista americana de relações internacionais “Foreign Policy” através do artigo de Christopher Sabatini, professor da Universidade Columbia, diretor do Council of the Americas e editor chefe da publicação “Americas Quarterly”. O texto se chama ” A putrefação no coração da economia brasileira” [em tradução livre].

Segundo Sabatini, o Brasil terá um ano de 2016 catastrófico, a não ser que aponte para uma correção no rumo de sua políticas econômicas fracassadas das últimas décadas. Ele ressalta que, se no final de 2014, o Brasil parecia estar em uma situação bastante complicada – com o PIB caindo 0,1%, o real em queda e a perda de confiança dos empresários e dos consumidores -, levando Dilma Rousseff a colocar Joaquim Levy na Fazenda, agora os desafios do ministério, sob o comando de Nelson Barbosa, são muito maiores.

Para o professor, o primeiro passo para que a economia brasileira seja consertada é o reconhecimento de que os problemas são mais profundos. Se os problemas começaram a aparecer em meio à desaceleração do boom de commodities global que impulsionou o País, a verdade é que as raízes do mal estar são muito mais profundas, afirma Sabatini. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Elas vão desde “um modelo econômico historicamente fechado ao exterior, um sistema político complicado e corrompido por partidos divididos e a política local, além de um carnaval constitucional de garantias dos direitos sociais”.

O Brasil, afirma o artigo, participou apenas parcialmente da onda neoliberal que a América Latina registrou nos anos 1980 e 1990, na sequência de uma crise da dívida regional e  aumento das taxas de juros na década de 1980.

“Comparados com os seus vizinhos, as reformas do Brasil foram bastante heterodoxas e limitadas. O estado manteve uma participação majoritária em duas das maiores entidades do governo do país: a mineradora Vale e a Petrobras”, ressalta.  

Continua depois da publicidade

Com uma economia muito limitada e dependente do Estado, o Brasil sofre com corrupção, que contribui para a crise atual. Além disso, o mercado brasileiro é frágil, com uma economia interna dependente do cenário incerto do consumo doméstico. 

“A combinação de crédito barato, alta das exportações, mercados protegidos e gastos públicos criou uma bolha que adiou o enfrentamento de problemas estruturais do país e alimentou expectativas de crescimento irreais. Essas esperanças também foram alimentadas pela mídia internacional, investidores e até a conferência de Davos (de 2012) que colocou o Brasil como o queridinho dos emergentes”, afirma o artigo. 

E reforça a tese: “em 2014, quando [Dilma] Rousseff foi reeleita por uma margem muito pequena, ficou claro para muitos brasileiros e muitos observadores internacionais que o programa do governo do PT não era sustentável. Mas é importante reconhecer que a combinação das políticas desenvolvidas pelo governo do PT foi mais do que apenas os sonhos da esquerda do Brasil sendo realizados. Eles têm suas raízes profundas na história, na cultura e na Constituição do Brasil”.

Continua depois da publicidade

Sabatini reforça que, no final, os sete anos de milagre do crescimento dos preços das commodities do Brasil podem ter sido perfeitamente adequados para manter o modelo econômico falho do país, permitindo ignorar as ineficiências maiores que alimentaram o consumo e o esbanjamento fiscal.

Agora, o desafio exige um acerto das contas nacionais, com o País tendo que enfrentar questões que vem afetando o País há décadas, além de um realinhamento político e econômico dramático. “Existem alguns problemas que mesmo um experiente ministro da Fazenda amigável ao mercado não é capaz de resolver”, conclui. 

Porém, há quem tenha visto um cenário mais positivo (ou menos negativo) para o Brasil. Em matéria que contou com a opinião de diversos economistas, a Agência Estado destacou que a confiança no País melhorou e pode indicar que o pior da crise ficou para trás. 

Publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.