“Brasil tem que abraçar oportunidade e não voltar nunca mais”, ironiza ex-BC sobre Mercosul

Indicação de que o Mercosul poderia cogitar uma suspensão do Brasil em caso de impeachment de Dilma foi tratada ironicamente pelo ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A indicação da chanceler argentina, Susana Malcorra, de que o Mercosul poderia cogitar uma suspensão do Brasil em caso de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi tratada ironicamente pelo ex-diretor do Banco Central, Alexandre Schwartsman, em evento realizado pelo Instituto Millenium nesta terça-feira (22). 

“O Brasil tem que abraçar a oportunidade de sair e não voltar nunca mais”, afirmou o economista, atualmente sócio-diretor da Schwartsman & Associados, afirmando que o bloco econômico fracassou. O governo brasileiro tem sido criticado por se fechar comercialmente e aderir a poucos tratados internacionais, como a não-adesão ao TPP (Acordo de Associação Transpacífico), o maior acordo comercial da história, fazendo com que o Brasil ficasse cada vez mais isolado. 

O Mercosul é uma organização formada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países fundadores, e Venezuela, que completou seu processo de adesão em meados de 2012.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em 2012, o Congresso paraguaio destituiu em menos de 48 horas Fernando Lugo, razão pela qual o país foi punido com a suspensão, que só pode ser aplicada com voto unânime dos sócios. A equipe de política externa do macrismo, na época oposição a Cristina Kirchner, considerou válido o processo e criticou o castigo. No ano passado, Macri ameaçou pedir o uso contra a Venezuela da mesma cláusula democrática, que pune nações que saem da normalidade institucional. O argentino exigia a libertação de presos políticos por Caracas. A Argentina recuou depois que uma vitória da oposição venezuelana na eleição parlamentar, em 6 de dezembro, foi reconhecida pelo presidente Nicolás Maduro.

 Uma reunião de emergência entre chanceleres está sendo organizada para tratar da crise brasileira. “Há uma cláusula democrática no Mercosul e é preciso ver se algum dos requisitos existe e pode ser aplicado. Não estou segura de – e não discutimos ainda – quais seriam as condições. Não está, agora, em nossa agenda que se aplique uma desvinculação temporária de Brasil do Mercosul, mas poderia eventualmente existir”, disse Malcorra.

(Com Agência Estado)

Especiais InfoMoney:

As novidades na Carteira InfoMoney para março

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.