Brasil precisa de “boas novas”, mas solução imediata é bem conhecida: subir impostos

No curto prazo, avaliam economistas que estiveram presentes no Exame Fórum 2015, a solução é bem conhecida, mas mudanças fundamentais são necessárias

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário para a economia é bastante negativo, e as soluções não são fáceis. Mas, para além das tão necessários reformas estruturais, o governo precisa pensar em como resolver a questão de curto prazo. E, de acordo com economistas e investidores que participaram do Exame Fórum 2015 ontem, em São Paulo, a solução de curto prazo no momento é a elevação de impostos para garantir a receita necessária para estabilizar as contas públicas.

O pesquisador Mansueto Almeida também destacou um cenário bastante complexo para o País em relação ao ajuste fiscal, ao ressaltar que, para atingir a meta de superávit primário de 2% até 2018, seria necessário um esforço fiscal equivalente a R$ 200 bilhões.

“Não há menor possibilidade de o governo cumprir essa meta sem aumentar a carga tributária. Se o ajuste fiscal neste ano é difícil, em 2016 será ainda mais difícil, porque o governo não pode mais cortar investimento”, afirmou, destacando que as despesas são muito atreladas ao PIB. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, o cenário que se aponta é de dificuldades. “Hoje, até aprovar parabéns para você no Congresso está difícil”, diz José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de política econômica e sócio da MB Associados.

Mendonça de Barros destaca ainda que “estamos vivendo uma transação dupla”, tanto de mudança interna com o fim de um ciclo de um partido no poder quanto em relação à economia, destacando também ao cenário internacional. E ressalta: “em algum cenário daqui até 2018 o grupo que está no poder atualmente vai sair. Se sobreviverá após a eleição municipal de 2016, aí eu não sei”, afirmou.

Além disso, ele destaca que há uma crise clássica macroeconômica e uma que ele “nunca viu”, com a crise de diversas commodities, como petróleo e minério de ferro. No Brasil, além disso, o PIB cai em degraus.

Continua depois da publicidade

“O petróleo em queda é um desastre para a Petrobras. Pode dizer que reduz o gap [entre o preço importado e o externo], mas é ruim porque o business da Petrobras é o petróleo. O que está sendo mostrado é que a vida pós-balanço é muito difícil. Toda empresa comandada por um CFO (Chief Financial Officer) enfrenta dificuldades. Já para o agronegócio o cenário ainda é positivo”, afirma Mendonça de Barros.

 Voltando ao cenário econômico, o economista e sócio do BTG Pactual Pérsio Arida afirmou que o Brasil precisa, para reequilibrar as suas contas, desindexar os seus gastos e reverter o cenário de crédito explosivo. 

“Se boa parte do crédito é aliado à taxas subsidiadas, o Banco Central tem que aumentar a Selic. É necessário tornar o custo de capital mais barato começa e termina com subsídios. A intervenção estatal com um objetivo ingênuo fez com que todos pagassem mais juros”.

Continua depois da publicidade

Segundo Mendonça, “não vai existir ajuste fiscal de alguma relevância” no país em 2015 e 2016. Sem aumento de tributação, o saneamento das contas públicas passaria pela mudança de “regras fundamentais” que hoje oneram o Orçamento, como o aumento da idade mínima para a aposentadoria. Entre as necessidades mais imediatas do País, ele elencou ainda a instituição de um ICMS universal e um projeto de terceirização de qualidade.

Ele ainda destaca que há dois fatores de reequilíbrio: a inflação vai cair por causa da recessão em algum momento e o BC vai diminuir os juros mais para frente e isso é positivo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.