Brasil irá apresentar programas sociais em reunião da ONU

O país foi um dos sorteados para apresentar relatório de ações sociais, que incluem Bolsa Família e Fome Zero

SÃO PAULO – O Bolsa Família e outros programas sociais brasileiros serão apresentados para mais de 40 países durante a reunião do UPR (sigla em inglês para Mecanismo de Revisão Periódica Universal), do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada em Genebra, na Suíça.

O Brasil foi um dos países sorteados para apresentar, no encontro, um relatório sobre os avanços em áreas de desenvolvimento social e humano. Até o dia 18 de abril, esses programas deverão ser questionados por representantes de delegações internacionais.

“No relatório brasileiro, constam iniciativas go governo, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada, que garantem segurança alimentar e nutricional e efetivo combate à pobreza como um debate de direito humano fundamental”, afirmou em entrevista à Agência Brasil, a secretária executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.

Programas

PUBLICIDADE

Segundo ela, o Fome Zero é um dos programas mais lembrados pelos representantes de outros países. “A gente já recebeu algumas perguntas de países membros. Portugal, por exemplo, tem grande interesse no programa”, disse.

Além disso, o relatório brasileiro também irá destacar os investimentos feitos na garantia dos direitos humanos e melhoria do sistema carcerário.

De acordo com Rocha, os representantes brasileiros também irão abordar a situação dos presos no Brasil e a mortalidade infantil. Para ela, o Brasil avançou nessas questões, mas ainda existem muitos desafios para vencer. “A dívida social brasileira é muito antiga para se vencer em pouco tempo”.