“Brasil criou um Frankenstein em seu sistema tributário”, critica Belluzzo

O economista participa hoje do "Fórum Brasil: diálogos para o futuro", promovido pela revista Carta Capital

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – “O Brasil criou um Frankenstein em seu sistema tributário e precisa urgentemente rever isso”, disse Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos economistas mais influentes dos governos Lula e Dilma, em sua apresentação no segundo e último dia do “Fórum Brasil: diálogos para o futuro”, promovido pela revista Carta Capital nesta quarta-feira (19).

Segundo o economista, essa é uma reforma difícil mas que precisa ser feita o quanto antes. “Isso é uma encrenca política enorme, mas o Brasil precisa rever seu sistema tributário, que é sem dúvida alguma o grande empecilho para aumento dos investimentos e ganho de produtividade”. 

Para Belluzzo, o País precisa discutir essa questão claramente com a sociedade, lembrando que a última reforma política abrangente foi durante o regime militar em 1967, que foi feita com a melhor qualidade, mas foi deformada ao longo do tempo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.