AO VIVO CEO da Marisa detalha impactos do coronavírus na empresa em live; assista

CEO da Marisa detalha impactos do coronavírus na empresa em live; assista

Boom do petróleo brasileiro está ameaçado pela CPI da Petrobras, afirma FT

Divergências políticas podem colocar em xeque um dos maiores trunfos do Brasil, diz periódico britânico

SÃO PAULO – O que parece ser um dos maiores trunfos da economia brasileira e do governo nos últimos períodos pode estar em xeque, alertou o Financial Times em sua edição online nesta quarta-feira (22), uma vez que a instauração da CPI da Petrobras “ameaça o boom” da indústria petrolífera nacional.

Em uma manobra política do Senado na última semana, o presidente da Casa, José Sarney, decidiu destravar o inquérito em relação à estatal, para a qual foi criada uma comissão parlamentar para apurar as denúncias de fraude, corrupção e sonegação fiscal.

As investigações, que começarão já no próximo mês, ameaçam complicar os esforços do governo brasileiro para regulamentar a exploração e comercialização de petróleo das “imensas e inexploradas reservas”, que colocariam o Brasil na ponta de um novo boom petrolífero.

Acusações

PUBLICIDADE

Contra a Petrobras e a ANP (Agência Nacional do Petróleo), membros da oposição afirmam que ocorreram fraudes em concorrências para obras em plataformas, além de irregularidades em contratos de construção de uma refinaria e o desvio de royalties.

O presidente da estatal, Sergio Gabrielli, classificou a situação como “a pior crise da história” da empresa, e de acordo com suas alegações da companhia não existem problemas com os contratos e o superfaturamento é somente uma questão de “divergências de critérios técnicos”.