Bolsonaro vai para 31% e Haddad tem 24% dos votos, mostra pesquisa; Alckmin sobe e chega a 11%

Candidato do PT segue na segunda colocação, enquanto Alckmin e Ciro empatam em terceiro lugar com 11% e 9% respectivamente; no segundo turno, Bolsonaro empata com Ciro, Alckmin e Haddad

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Uma leve queda do candidato Jair Bolsonaro (PSL), mas que ainda segue na liderança das disputas de voto para o primeiro turno e consolidação de Fernando Haddad (PT) no segundo lugar com menos de uma semana para o primeiro turno, além de um leve fortalecimento de Geraldo Alckmin (PSDB). 

É o que mostra a mais recente pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (1) e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-05879/2018. O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de setembro com 2000 eleitores e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

No cenário espontâneo, a intenção de voto de Bolsonaro caiu de 31% para 28% de uma semana para outra, enquanto Fernando Haddad passou de 17% para 18%. Já Ciro Gomes (PDT) mostrou estabilidade em 7%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) subiu de 4% para 7% na intenção de voto espontânea, empatando com o pedetista. João Amoêdo (Novo) oscilou positivamente de 2% para 3%, enquanto Marina Silva (Rede) passou de 2% para 1%. Vale ressaltar que a intenção de voto de Lula manteve-se em 2%, com o eleitorado identificando cada vez mais que Haddad é o nome para a disputa eleitoral do PT após a candidatura do ex-presidente ter sido barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Continua depois da publicidade

Álvaro Dias (PODE) e Henrique Meirelles (MDB) se mantiveram com 1%, enquanto os demais não pontuaram. Não sabem ou não responderam passaram de 21% para 16%, não votariam em ninguém foram de 8% para 9%, enquanto brancos e nulos se mantiveram em 3% em uma semana.

Já na intenção de votos estimulada, Jair Bolsonaro oscilou para baixo, no limite da margem de erro, de 33% para 31%, enquanto Haddad oscilou de 23% para 24% após uma expressiva alta na última semana, em que ele se isolou no segundo lugar.

Nesta pesquisa, o segundo pelotão registrou a mudança mais significativa. Ciro Gomes, que havia caído quatro pontos na semana passada, passando de 14% para 10%, agora oscilou negativamente para 9%. Enquanto isso, Alckmin subiu de 8% para 11%, em empate técnico com Ciro, mas superando numericamente o pedetista. Marina Silva, por sua vez, oscilou de 5% para 4% e foi superada numericamente por Amoêdo. Alvaro Dias manteve os 2% da última semana, enquanto Meirelles oscilou de 3% para 2% dos votos neste cenário. Os demais não pontuaram, enquanto a porcentagem de quem não votaria em ninguém foi de 7% para 6%, branco/nulo somam 2%, enquanto não sabe/não responderam se mantiveram em 4%. 

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Os eleitores de Bolsonaro seguem sendo aqueles cuja certeza do voto é maior. Para 85% deles a decisão de voto é definitiva, sendo seguido pelos de Haddad (81%), Amoêdo (81%), Ciro (71%), Alckmin (62%), Alvaro Dias (57%),  Meirelles (54%) e Marina (35%). Vale destacar que 89% dos que disseram votar branco/nulo apontaram ter certeza do seu voto, enquanto 73% dos que disseram votar em ninguém/nenhum disseram estar decididos. 

Segundo turno

Pela terceira vez, o levantamento fez uma simulação de segundo turno (todas com Bolsonaro) e mostrou um cenário, ainda que tímido, de crescimento dos adversários do candidato do PSL por mais uma semana. 

Quando o cenário é Bolsonaro contra Ciro, há um empate no limite da margem de erro, com 45% votando em Ciro ante 41% apoiando o candidato do PSL. Na semana passada, 43% votavam no candidato do PDT e 41% em Bolsonaro e, duas semanas atrás, ambos apareciam com 42%, 

Entre Bolsonaro e Haddad, a situação segue de empate técnico. 43% disseram votar no candidato do PSL e 42% apontaram votar no petista, ante 44% versus 40% da semana passada. Duas semanas atrás, 46% disseram votar em Bolsonaro ante 38% que votariam no petista.

Quando confrontado com Alckmin, Bolsonaro manteve os 41%, enquanto o tucano subiu de 40% para 42%, mantendo a situação de empate técnico. Duas semanas atrás, o candidato do PSL tinha 43% ante 36% do tucano. A maior diferença é contra Marina Silva; contudo, a ex-senadora se aproxima: Bolsonaro passou de 45% para 44%, enquanto a candidata da Rede subiu de 36% para 39%. Duas semanas atrás, ele tinha 48% e ela possuía 33% das intenções de voto. 

Potencial de voto X rejeição

Com relação ao potencial de voto (porcentagem dos que poderiam votar em um determinado candidato), Ciro Gomes subiu no limite da margem de erro, de 46% para 48%, sendo seguido por Bolsonaro e Alckmin, com o primeiro passando de 46% para 44%, enquanto o tucano foi de 47% para 44%. Haddad saiu de 41% para 40%, sendo seguido por Marina, que subiu de 35% para 39%. 

Meirelles aparece em seguida ao subir de 25% para 28%, enquanto Alvaro Dias foi de 22% para 27% e Amoêdo subiu de 18% para 22%. Cabo Daciolo (PATRi) foi de 8% para 14% de potencial de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) oscilou de 8% para 9%, seguido por  José Maria Eymael (DC), com 8%; João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU) têm 7% dos votos. 

Já Marina Silva segue na dianteira na lista de maior rejeição –  ou seja, a porcentagem de quem não votaria “de jeito nenhum” no candidato/candidata -, mas com queda de 60% para 56%. Alckmin viu sua rejeição crescer novamente, de 47% para 51%. Haddad passou de 48% para 50%, seguido por Bolsonaro e Eymael, que passaram de 48% para 49%. Meirelles aparece em seguida com 46%, ante 48% da pesquisa anterior, seguido por Ciro Gomes, que caiu de 46% para 44%. 

Quer investir com taxa de corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra sua conta na Clear

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.