Bolsonaro tem 58% dos votos válidos, contra 42% de Haddad, mostra XP/Ipespe

Deputado entra na reta final da disputa com vantagem de 16 pontos percentuais sobre seu adversário. Para virar o jogo, Haddad teria que reduzir diariamente a distância em mais de 1,78 p.p., movimento inédito para esta eleição

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A nove dias do segundo turno, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) mantém ampla vantagem sobre o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) na corrida presidencial. Segundo pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 15 e 17 de outubro, o militar reformado tem 58% dos votos válidos, contra 42% do petista. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-05349/2018 e tem margem máxima de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O desempenho dos candidatos apresentou variações dentro da margem de erro em relação ao último levantamento, divulgado há uma semana, com a vantagem de Bolsonaro oscilando de 18 para 16 pontos. A distância é a mesma de quando esta simulação começou a ser feita pela pesquisa XP/Ipespe, em meados de julho. Naquela época, Haddad era apenas um nome cotado para substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso após condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na disputa e era desconhecido por 27% do eleitorado. Hoje, a pouco mais de uma semana da eleição, 9% dizem não conhecê-lo suficientemente.

Em nenhum momento até aqui Haddad liderou a disputa. Agora, para virar o jogo, o petista teria de diminuir diariamente a distância para seu adversário em mais de 1,78 ponto percentual. Situação improvável, quando se nota que, nos recortes estratificados, ele só aparece à frente entre eleitores da região Nordeste e com menor nível de escolaridade. Desde que este cenário de segundo turno é testado, o ex-prefeito nunca acumulou um crescimento tão forte em uma semana. Além disso, ele hoje tem um índice de rejeição de 52%, contra 34% para Bolsonaro, o que limita seu poder de reação em um período tão curto.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O gráfico abaixo mostra a evolução do quadro de julho pra cá:

1) Cenário de segundo turno em votos válidos (desconsiderando brancos, nulos e indecisos)

ipespe1910b
Fonte: XP/Ipespe (BR-05349/2018)

Continua depois da publicidade

Considerando os votos totais (além das intenções de voto nos dois candidatos, os brancos, nulos e indecisos), Bolsonaro lidera a disputa com apoio de 51% do eleitorado, contra 37% de Haddad. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos somam 13%.

Neste momento da disputa, a contagem por votos totais também traz informações relevantes, já que mostra o contingente de eleitores que não apoiam nenhum dos candidatos e permite comparações com as intenções de voto em cada um.

No caso de uma disputa tão polarizada, uma das estratégias possíveis ao candidato que aparece atrás nas pesquisas é tentar avançar sobre o grupo dos “não votos”. Contudo, os resultados da pesquisa indicam que tal movimento, mesmo se parcialmente exitoso, teria efeitos limitados, dada a comparação entre o atual patamar desta faixa do eleitorado e o histórico de pleitos anteriores. Ou seja, para reverter o quadro atual Haddad teria que roubar votos do próprio Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Em termos gerais, os números apresentados por esta pesquisa são praticamente os mesmos de uma semana atrás, reafirmando o favoritismo de Bolsonaro. Vale lembrar que, a dois dias do primeiro turno, o quadro era de empate técnico entre os dois, com o deputado numericamente à frente por 43% a 42%. Na semana seguinte, porém, houve drástica mudança, com o militar da reserva crescendo 8 pontos e o petista recuando 6 pontos.

O gráfico abaixo mostra a evolução da disputa em votos totais:

2) Cenário de segundo turno em votos totais (incluindo brancos, nulos e indecisos)

Publicidade

ipespe1910a
Fonte: XP/Ipespe (BR-05349/2018)

Além da confortável distância aberta em termos gerais, o favoritismo de Bolsonaro também se verifica nos resultados por segmentação da recente pesquisa. O militar reformado leva melhor na disputa em todos os grupos de eleitores, exceto entre os que moram na região Nordeste, e aqueles com menor nível de escolaridade.

No primeiro grupo, Haddad conta com placar favorável de 54% contra 30% em votos totais. A vantagem caiu significativamente em relação à semana anterior, com o petista perdendo 10 pontos percentuais na região e Bolsonaro crescendo 8 pontos. Por outro lado, o petista melhorou em 6 p.p. seu desempenho no Sudeste, diminuindo para 15 p.p. a vantagem de seu adversário em votos totais.

Continua depois da publicidade

Entre o eleitorado das classes D e E, Haddad cresceu 5 p.p. em relação à semana passada e foi para 43%. Com isso, voltou a estar numericamente à frente de Bolsonaro, que tem 42% neste grupo. O quadro, porém é de empate técnico. Já entre os que não concluíram o Ensino Médio, o petista voltou a liderar, com 47% contra 36%.

O ex-prefeito paulistano também melhorou seu desempenho entre as mulheres, passando de 37% para 42%, o que lhe coloca em situação de empate técnico com seu adversário, que aparece com 46%, mesmo percentual da semana anterior.

Nos demais recortes, é Bolsonaro quem aparece à frente. Sua vantagem é maior na região Sul (69% a 22%) e entre eleitores com renda familiar superior a 5 salários mínimos (61% a 28%). Mais detalhes estão no quadro comparativo abaixo:

Publicidade

ipespe1910c
Fonte: XP/Ipespe (BR-05349/2018)

Confira a série histórica das pesquisas XP/Ipespe

Metodologia

A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 15 e 17 de outubro, e ouviu 2.000 entrevistados de todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados “ao vivo” por entrevistadores, com aleatoriedade na leitura dos nomes dos candidatos nas perguntas estimuladas, e submetidos a verificação posterior em 20% dos casos. A amostra representa a totalidade dos eleitores brasileiros com acesso à rede telefônica fixa (na residência ou trabalho) e a telefone celular, sob critérios de estratificação por sexo, idade, nível de escolaridade, renda familiar etc.

O intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo código BR-05349/2018 e teve custo de R$ 60.000,00.

O Ipespe realiza pesquisas telefônicas desde 1993 e foi o primeiro instituto no Brasil a realizar tracking telefônico em campanhas eleitorais, a partir de 1998. O instituto tem como presidente do conselho científico o sociólogo Antonio Lavareda e na diretoria executiva, Marcela Montenegro.

Em entrevista concedida ao InfoMoney em 12 de junho, Lavareda explicou as diferenças de metodologias adotadas pelos institutos de pesquisa e defendeu a validade de levantamentos feitos tanto presencialmente quanto por telefone, desde que em ambos os casos procedimentos metodológicos sejam seguidos rigorosamente, com amostras bem construídas e ponderações bem feitas. Veja as explicações do sociólogo:

Quer ganhar dinheiro nesta eleição investindo com corretagem ZERO? Abra sua conta agora na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.