Bolsonaro retornará ao Brasil em 30 de março, diz PL

Ex-presidente disse que avaliaria a situação no país antes de tomar a decisão final, em meio a diversas investigações contra ele

Reuters

(Flicker Oficial - Palácio do Planalto/ Alan Santos/PR)

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro retornará ao Brasil em 30 de março, disse o Partido Liberal (PL) nesta sexta-feira através de suas redes sociais, após cerca de três meses de viagem pelos Estados Unidos depois de deixar o país dias antes do fim de seu mandato e da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nosso presidente nacional, Valdemar Costa Neto, confirma a todos que Jair Bolsonaro irá retornar ao Brasil no dia 30 de março. Bolsonaro vai desembarcar em Brasília às 7h30”, disse o partido de Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos em 30 de dezembro, apenas dois dias antes da posse de Lula, não cumprindo o tradicional ritual de passagem da faixa presidencial para o sucessor no cargo.

Continua depois da publicidade

O ex-presidente afirmou na semana passada que tinha marcado sua volta ao Brasil para 29 de março, mas que avaliaria a situação no país antes de tomar a decisão final, em meio a diversas investigações contra ele.

Uma das ações investiga uma reunião que Bolsonaro realizou com embaixadores no ano passado, em que espalhou acusações sem evidência sobre supostas fragilidades do sistema eleitoral. Uma chamada “minuto de golpe” encontrada na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres faz parte dessa ação.

Segundo aliados do presidente, o caso envolvendo o ingresso irregular no país de joias procedentes da Arábia Saudita destinadas a Bolsonaro e sua mulher, Michelle, complicaram as tratativas para o retorno do ex-chefe do Executivo ao Brasil.

Segundo as fontes, Bolsonaro provavelmente deverá enfrentar uma nova investigação criminal pelo caso. Ele agora está sem a garantia do foro privilegiado, o que o deixa mais vulnerável a medidas restritivas como busca e apreensão.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.