Bolsonaro reconhece vitória de Joe Biden e envia mensagem de cumprimentos

Em mensagem, Bolsonaro manda votos de "esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos".

Rodrigo Tolotti

O presidente Jair Bolsonaro recebe as Honras Militares (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – Após mais de um mês, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (15) a vitória do democrata Joe Biden nas eleições dos Estados Unidos e enviou uma mensagem para cumprimentar o presidente eleito americano.

A mensagem foi emitida pelo Ministério das Relações Exteriores, em que Bolsonaro manda votos de “esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos”.

Bolsonaro era um dos últimos líderes mundiais a não reconhecerem a vitória do democrata, em um ato inédito na diplomacia brasileira à exceção de 2000, quando havia, de fato, uma disputa judicial na Suprema Corte dos Estados Unidos. Agora, apenas o ditador norte-coreano Kim Jong-un não se manifestou sobre o resultado eleitoral.

Continua depois da publicidade

O movimento ocorre após a confirmação do resultado pelo Colégio Eleitoral na última segunda-feira (14).

Nesta manhã o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também reconheceram o democrata como eleito.

Bolsonaro nunca escondeu sua admiração e seu alinhamento automático com o derrotado no pleito e atual mandatário, Donald Trump, e chegou até mesmo a endossar o discurso do republicano e dizer que houve “fraude” nas eleições.

Porém, a campanha de Trump perdeu mais de 50 ações judiciais – incluindo duas na Suprema Corte – que tentavam anular o resultado da disputa em alguns estados onde Trump foi derrotado.

Confira a nota do governo brasileiro na íntegra:

Ministério das Relações Exteriores

Departamento de Comunicação Social

Nota nº 164

15 de dezembro de 2020

Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente-Eleito dos EUA Joe Biden

O Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:

– Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos”.

– Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.

(Com Ansa Brasil)

Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.