Bolsonaro reafirma que não irá aderir a sanções contra Rússia, apesar de conversa com Zelenskiy

No momento, apesar da guerra, o governo brasileiro fez uma compra de fertilizantes do país e negocia a aquisição de óleo diesel

Reuters

O presidente Jair Bolsonaro discursa em Brasília (Foto: Alan Santos/PR)

Publicidade

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou, nesta sexta-feira (22), que o Brasil não irá aderir a sanções contra a Rússia e que, na conversa com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, na última segunda-feira (18), informou que não atenderá seu pedido de uma posição mais firme contra a Rússia.

“O que eu estou fazendo não é o que ele quer. A Otan é o local adequado para buscar solucionar esse conflito”, disse Bolsonaro a jornalistas durante visita a um posto de combustíveis em Brasília.

Segundo o presidente, Zelenskiy “desabafou” durante a conversa, mas ele, Bolsonaro, manteve “a posição de estadista”.

Continua depois da publicidade

O presidente deixou claro que não irá aderir a sanções contra a Rússia. No momento, apesar da guerra, o governo brasileiro fez uma compra de fertilizantes do país e negocia a aquisição de óleo diesel.

“Nós não vamos aderir a essas sanções econômicas, continuamos em equilíbrio. Se eu não tivesse mantido a posição de equilíbrio vocês acham que nós teríamos fertilizantes no Brasil? Como estaria nossa segurança alimentar e de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo?”, questionou.

Na segunda-feira (18), Zelenskiy disse em uma publicação no Twitter que informou Bolsonaro sobre a situação no front da guerra do país com a Rússia e fez um pedido para que todos se juntem na aplicação de sanções contra Moscou.

Em entrevista à TV Globo, divulgada na terça-feira (19), o presidente da Ucrânia criticou a posição de neutralidade de Bolsonaro diante da invasão russa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.