Bolsonaro no Roda Viva: as 6 perguntas que o mercado faria para o candidato

O InfoMoney conversou com vários gestores e economistas do mercado financeiro - e cuja maioria não teve oportunidade de ter um "frente-a-frente" com o candidato - para saber o que eles perguntariam a ele

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de todas as sinalizações pró-mercado de seu assessor Paulo Guedes, muitos analistas, gestores e economistas mostram ceticismo de como seria a condução da economia caso Jair Bolsonaro (PSL) fosse eleito presidente em outubro. 

Afinal, mesmo com o discurso dos últimos meses mais favorável à privatização e a reformas pró-mercado que fez com que os investidores mostrassem uma certa calmaria, a falta de detalhamento sobre qual seria a agenda e também o histórico “anti-mercado” do deputado em seus mais de 27 anos na Câmara ainda suscitam desconfiança. 

Desta forma, o espaço que ele terá nesta segunda-feira a partir dos 22h15 (horário de Brasília) no Roda Viva, programa da TV Cultura, poderá ser valioso para mostrar quais são as propostas do presidenciável – e se o seu tom pró-mercado seguirá após o pleito de outubro. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Com base nesse cenário, o InfoMoney conversou com vários gestores e economistas do mercado financeiro – e cuja maioria não teve oportunidade de ter um “frente-a-frente” com o Bolsonaro – para saber o que eles perguntariam ao candidato. Dependendo das respostas e na convicção que ele apresentaria sobre elas, poderia animar o mercado – ou torná-lo mais cético sobre a sua candidatura. Seguem abaixo:

2 – O que garante que, ao discordar de Paulo Guedes, Bolsonaro não queira demitir o economista ou mudar totalmente o viés econômico, voltando à linha estatizante que já mostrou em votações em anos anteriores?

4- Paulo Guedes fala em “privatizar tudo”, Bolsonaro alerta para entrada de chineses no Brasil. Muitos chineses têm mostrado interesse em investir no País e, se o programa de privatizações vingar, poderão se expandir mais no Brasil. Como conciliar essas duas visões?

Continua depois da publicidade

5 – O candidato do PSL votou em maio contra o cadastro positivo, uma das medidas pró-mercado vistas como essenciais para melhora da competição e diminuição de juros. Por que ele votou contra essa medida? Faria algo diferente nos últimos votos que deu?

Leia mais:

– Jair Bolsonaro participará de sabatina no Roda Viva nesta segunda-feira
– Bolsonaro no Roda Viva: quem fará parte da bancada de entrevistadores?
 Bolsonaro participará do Roda Viva nesta segunda-feira; veja como assistir online

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.