Bolsonaro nega que tenha pedido ajuda a Biden para derrotar Lula na eleição

Segundo Bolsonaro, o que conversou com Biden na reunião reservada à margem da Cúpula das Américas "não sai de mim"

Reuters

(Los Angeles - EUA, 10/06/2022) IX Cúpula das Américas. Foto: Alan Santos/PR

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou nesta segunda-feira (13) que tenha pedido ajuda ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para vencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro durante reunião bilateral reservada que tiveram na semana passada.

“Não existe isso daí”, disse ele, durante entrevista nesta manhã à Rádio CBN de Recife, ao ser perguntado sobre notícias que afirmavam que ele havia feito o pedido a Biden. Bolsonaro classificou a notícia como “especulação” e disse ter tratado sobre vários assuntos com Biden, recusando-se a dar detalhes.

Segundo Bolsonaro, o que conversou com Biden na reunião reservada à margem da Cúpula das Américas “não sai de mim”. A informação sobre o pedido de ajuda eleitoral foi publicada inicialmente pela Bloomberg.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O presidente disse que Biden falou que quer colaborar com a preservação da Amazônia e que o líder norte-americano fez um mea culpa, dizendo que os EUA destruíram suas florestas. Bolsonaro classificou disse que Biden teve uma “posição equilibrada”.

Eleições

Em novo ataque à cúpula do Poder Judiciário, Bolsonaro afirmou que querem dar “um golpe” para tirá-lo do poder e disse que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, é “petista” e “lulista” e que deve favores ao ex-presidente, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro.

“Por que devo acreditar nele?”, questionou, ao repetir uma série de acusações sem evidências sobre o sistema eleitoral. O próprio Bolsonaro disse em alguns momentos da entrevista que não tinha como provar as alegações que fazia.

Continua depois da publicidade

Procurado, o TSE não respondeu de imediato ao pedido de comentário.

Fachin, que é relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, já rebateu anteriormente esses tipos de críticas de Bolsonaro. As decisões do ministro do STF que anularam as condenações de Lula foram todas confirmadas posteriormente por órgãos colegiados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.