Bolsonaro lidera com 19% sem Lula, e 3 candidatos empatam na segunda posição, mostra pesquisa

Segundo levantamento feito pelo instituto RealTime Big Data, encomendado pela RecordTV, mais da metade dos brasileiros ainda não tem um candidato para votar

Marcos Mortari

(Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – A 55 dias do primeiro turno, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga a corrida presidencial, em um momento em que mais da metade dos eleitores brasileiros não têm um candidato para votar. Segundo pesquisa realizada pelo instituto RealTime Big Data, entre os dias 10 e 12, encomendada pela RecordTV, o parlamentar tem 21% das intenções de voto no cenário em que não é considerada a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há quatro meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e potencialmente enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

Na sequência, três candidatos estão tecnicamente empatados: a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 11%; o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%; e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), atual vice na chapa de Lula, tido como possível substituto na cabeça de chapa petista, tem 6%, mesmo patamar registrado pelo senador Álvaro Dias (Podemos). Guilherme Boulos (PSOL), João Amôedo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 1% cada. Votos em branco ou nulo somam 20% e indecisos, 16%.

Leia também:
– TSE ‘linha-dura’ deve barrar Lula por placar elástico, mas prazos não são consenso
– PT quer Lula candidato até o limite; entenda a estratégia

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No cenário estimulado em que aparece como candidato, Lula lidera com 29% das intenções de voto, contra 19% de Bolsonaro. Logo atrás, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados: Alckmin (9%),m Marina (8%), Ciro (7%) e Álvaro Dias (6%). Boulos, Amoêdo e Meirelles têm 1% cada, ao passo que brancos, nulos e indecisos somam 19%.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado declara voto sem que sejam apresentados nomes de candidatos, Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados, com 15% e 13%, respectivamente. Neste cenário, 47% do eleitorado se diz indeciso e 12% dizem que votaria em branco ou nulo.

A pesquisa entrevistou 3.200 pessoas e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-09102/2018. O custo do estudo foi de R$ 45.000,00. A margem máxima de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Continua depois da publicidade

Segundo turno

A pesquisa fez, ainda, oito simulações de segundo turno:

LULA X JAIR BOLSONARO

Lula: 43%
Bolsonaro: 35%
Branco/nulo: 16%
Indecisos: 6%

LULA X GERALDO ALCKMIN

Lula: 43%
Alckmin: 31%
Branco/nulo: 18%
Indecisos: 8%

JAIR BOLSONARO X GERALDO ALCKMIN

Bolsonaro: 39%
Alckmin: 35%
Branco/nulo: 19%
Indecisos: 7%

JAIR BOLSONARO X MARINA SILVA

Marina: 41%
Bolsonaro: 37%
Branco/nulo: 15%
Indecisos: 7%

JAIR BOLSONARO X CIRO GOMES

Bolsonaro: 38%
Ciro Gomes: 33%
Branco/nulo: 24%
Indecisos: 5%

JAIR BOLSONARO X FERNANDO HADDAD

Bolsonaro: 39%
Haddad: 25%
Branco/nulo: 30%
Indecisos: 6%

GERALDO ALCKMIN X MARINA SILVA

Marina Silva: 38%
Alckmin: 31%
Branco/nulo: 25%
Indecisos: 6%

GERALDO ALCKMIN X CIRO GOMES

Alckmin: 35%
Ciro Gomes: 30%
Branco/nulo: 27%
Indecisos: 8%

Rejeição aos candidatos

Os entrevistados também foram questionados sobre em quais candidatos “não votariam de maneira alguma”. Nesta situação, Lula lidera com 54% das indicações, tecnicamente empatado com Bolsonaro, com 51%. Boulos e Meirelles aparecem empatados na sequência, com 49%, acompanhados por Cabo Daciolo (44%), Geraldo Alckmin (43%), Ciro Gomes (42%), Marina Silva (38%) e Fernando Haddad (37%).

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.