Bolsonaro faz pronunciamento na TV e rádio às 20h30 sobre a reforma da Previdência

Presidente irá defender a necessidade da reforma e deve apresentar alguns dos principais pontos da proposta

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro fará um pronunciamento à nação em cadeia de rádio e TV às 20h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) para apresentar à população os principais pontos da reforma da Previdência que foi entregue hoje no Congresso.

Bolsonaro, além de falar sobe idade mínima e alguns tópicos de destaque da proposta, deve usar o tempo para defender a necessidade da reforma e tentar convencer as pessoas de que o país precisa que sejam aprovadas estas mudanças.

Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, concederá uma entrevista exclusiva à TV Brasil e NBR para falar porque a reforma da Previdência é importante. A conversa deve ir ao ar às 21h.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A proposta de reforma da Previdência prevê uma economia de R$ 1,16 trilhão em 10 anos. O documento entregue hoje traz uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, a ser aplicada após 12 anos de transição, conforme antecipado na semana passada.

A idade mínima subirá progressivamente durante esse período – que é mais curto do que os 21 anos propostos pelo governo Temer em 2017.

A equipe econômica montou a transição de uma forma que as idades que servirão de referência para a aposentadoria em 2022 (último ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro) serão 62 anos (para homens) e 57 anos (mulheres). Essas idades, no entanto, continuarão subindo nos anos seguintes até atingir 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres).

Continua depois da publicidade

Em coletiva, a equipe econômica também informou que buscará implementar um regime de capitalização. Através dele, cada trabalhador financia a própria aposentadoria por depósitos em uma conta individual. Entretanto, detalhes sobre essa proposta serão apresentados somente no futuro.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.