Bolsonaro foge do negacionismo e diz que vacinas estão garantidas em pronunciamento

Presidente diz que ao final do ano o Brasil terá alcançado 500 milhões de doses de vacinas; discurso foi marcado por panelaços

Equipe InfoMoney

(Reprodução/TV Planalto)

Publicidade

SÃO PAULO – Com um tom mais moderado e fugindo do negacionismo, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional às 20h30 desta terça-feira (23). No discurso, Bolsonaro disse que o governo sempre afirmou que adotaria qualquer vacina disponível e que “em poucos meses, o país será autossuficiente na produção de vacinas”.

Quero tranquilizar o povo brasileiro e afirmar que as vacinas estão garantidas. Muito em breve retomaremos nossa vida normal. Solidarizo-me com todos que tiveram perdas em suas famílias. Vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros”, disse o presidente. “Ao final do ano teremos alcançado 500 milhões de doses para toda a população.”

Apesar de ter afirmado que sempre defendeu a adoção de qualquer vacina, no ano passado o presidente chegou a dizer que não compraria doses da CovonaVac, a vacina produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. “Da China não compraremos. Não acredito que ela transmita segurança para a população pela sua origem. Esse é o pensamento nosso”, disse o presidente em entrevista concedida em outubro de 2020.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em pouco mais de três minutos de pronunciamento, o presidente, que já minimizou a efetividade da imunização e chegou a declarar que não iria se vacinar, defendeu que o governo vem tomando medidas de enfrentamento ao coronavírus.

A fala do presidente foi recebida por panelaços e gritos contra o presidente em cidades pelo país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Nesta terça, o Brasil superou pela primeira vez desde o início da pandemia a marca sombria de 3 mil óbitos pela doença registrados em um único dia, com um recorde de 3.251 mortes notificadas no período de 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

A equipe de análise política da XP Investimentos comentou o pronunciamento e disse que Bolsonaro fugiu do negacionismo e focou na campanha de vacinação em seu discurso. “A fala vai ao encontro da bandeira levantada por congressistas de sua base, que vinham se queixando de hipotecar apoio a um presidente que batia de frente com o senso comum e com a vontade da população de ser vacinada – movimento que desencadeava, inclusive, pressão extra por mais ações do governo no enfrentamento aos efeitos econômicos da pandemia”, diz o relatório.

Os analistas da XP concluem que é relevante o fato de o discurso ter sido feito à véspera do encontro com os presidentes da Câmara e do Senado, que têm reverberado a pressão de seus pares no Congresso e do setor privado. “Nesse sentido, ajuda a distensionar o ambiente com o Congresso.”

(Com Reuters)

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.