Bolsonaro fará reunião para acertar saída de ministros e lançamentos do governo antes das eleições

Não há uma definição sobre o vice ainda, mas o nome do ministro da Defesa é o mais forte no momento

Reuters

(Crédito: Alan Santos/PR)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – A menos de três semanas do fim do prazo para que ministros deixem os cargos para concorrer nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro reunirá na quinta-feira sua equipe para definir substituições e também um calendário de programas a serem lançados que possam ajudar a impulsionar sua candidatura à reeleição e também as campanhas de seus aliados, disseram fontes com conhecimento do assunto.

De início, o presidente dizia que pelo menos 12 ministros sairiam para ser candidatos, mas esse número diminuiu. Hoje, Bolsonaro tem dito que oito deixarão o governo. Esse número pode chegar a nove se o ministro da Defesa, Walter Braga Neto, for o candidato a vice-presidente em sua chapa, o que, de acordo com uma das fontes, é uma grande possibilidade.

De acordo com essa fonte, que é próxima ao presidente, não há uma definição sobre o vice ainda, mas o nome do ministro da Defesa é o mais forte no momento. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também cotada, já teria declarado sua intenção de concorrer ao Senado pelo Mato Grosso do Sul.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ao mesmo tempo, Bolsonaro resiste a um nome político que não seja de sua absoluta confiança, segundo essa a fonte.

“É uma questão de segurança. O presidente não quer colocar alguém que seja do interesse da classe política tirá-lo e colocar essa pessoa”, disse a fonte.

De todo o grupo que pretendia disputar as eleições deste ano, três ministros –Marcelo Queiroga (Saúde), Anderson Torres (Justiça) e Fábio Faria (Comunicações)– desistiram de suas pretensões eleitorais.

Continua depois da publicidade

No xadrez das candidaturas, Bolsonaro tenta colocar aliados em Estados-chave em candidaturas ao Senado ou ao governo do Estado que possam lhe dar palanque no pleito deste ano. Os ministros do Trabalho, Onyx Lorenzoni, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já têm suas candidaturas acertadas aos governos do Rio Grande do Sul e São Paulo, ambos pelo PL.

João Roma, ministro da Cidadania, quer ser candidato ao governo da Bahia, mas enfrenta problemas com seu partido, o Republicanos, mais inclinado em manter a aliança com ACM Neto (DEM).

Senado

Já para o Senado, hoje uma das maiores preocupações de Bolsonaro, o presidente tem garantidas as candidaturas de Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, no Rio Grande do Norte; Tereza Cristina, da Agricultura, no Mato Grosso do Sul; Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, no Distrito Federal; e Gilson Machado, do Turismo, em Pernambuco.

Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, ainda não anunciou seu destino, mas, de acordo a fonte ouvida pela Reuters, será candidata ao Senado pelo Amapá para concorrer contra Davi Alcolumbre (União Brasil) — a quem Bolsonaro quer ver derrotado.

Depois de convencer Tarcísio de Freitas a encarar a candidatura ao governo de São Paulo, Bolsonaro desistiu de colocar o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles na disputa pela vaga de senador. Salles, um dos mais fieis interlocutores de Bolsonaro até hoje, será candidato a deputado, enquanto a vaga ao Senado será colocada na mesa em busca de alianças eleitorais.

Com um terço do Senado em jogo, Bolsonaro tem manifestado a preocupação há vários meses de tentar garantir os nomes mais fiéis possíveis na Casa para ampliar sua base. O presidente nunca teve apoio firme no Senado e, em meio à pandemia de Covid-19, passou a ter ainda mais dificuldades.

Bolsonaro culpa a Casa por não ter conseguido levar adiante projetos do governo e também pelo desgaste com a CPI da Covid, que o apontou como um dos principais responsáveis pelos números estratosféricos de vítimas da doença no país. Conseguir um Senado mais favorável em uma eventual reeleição passou a ser uma de suas principais metas este ano.

Na briga pelo Senado, Bolsonaro teria mais um nome aliado, o vice-presidente Hamilton Mourão, que se filiou ao Republicanos e conta com apoio do presidente para ser candidato no Rio Grande do Sul. No entanto, de acordo com a fonte ouvida pela Reuters, não há entusiasmo de Bolsonaro pela candidatura de seu vice, com quem viveu em conflito por boa parte do governo.

Na reunião ministerial de quinta-feira, a pauta será a substituição dos ministros-candidatos, que têm até o dia 2 de abril para deixar o governo, e medidas que poderão ser anunciadas antes do período eleitoral para ajudar a melhorar as chances eleitorais dos ministros e do próprio Bolsonaro.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, uma dessas medidas já será anunciada na mesma quinta-feira: um grande pacote que pretende injetar 165 bilhões de reais na economia, vindo do Ministério do Trabalho sob a forma do Programa de Renda e Oportunidade (PRO).

Outra medida será a antecipação do pagamento do 13º de pensionistas do INSS, que deve acontecer entre abril e junho, em vez de julho e dezembro, e chega a 55 bilhões.

Além disso o governo pretende criar um programa de microcrédito simplificado e ampliar o limite de endividamento para permitir que mais pessoas peguem empréstimos consignados.

Fontes ouvidas pela Reuters explicaram que a reunião servirá para levantar programas que já estão maduros e acertar os eventos que devem ser feitos até o início de abril.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.