Bolsonaro encaminha 8 prioridades ao Congresso em 2020; veja lista

Documento foi lido pela primeira secretária do Congresso Nacional, Soraya Santos, na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo

Equipe InfoMoney

(Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), apresentou, nesta segunda-feira (3), uma lista de prioridades legislativas ao Congresso Nacional para 2020. O documento continha oito temas, incluindo a reforma tributária, a privatização da Eletrobras e a independência do Banco Central.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A mensagem foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo e foi lida pela primeira secretária do Congresso Nacional, Soraya Santos (PL-RJ). No documento de 150 páginas, Bolsonaro faz um balanço de seu primeiro ano de governo.

“A aprovação da Nova Previdência foi um sinal mais do que claro de que o Brasil está no caminho certo e de que existe um entrosamento entre os Poderes em prol do Brasil”, diz o texto em um aceno aos demais Poderes.

“Outros projetos em tramitação em nosso Parlamento, ao longo deste ano de 2020, precisam da devida apreciação e votação, de modo que o Estado atenda às legítimas aspirações da sociedade brasileira”, complementa o documento lido pela deputada.

No texto, o mandatário também indica as pautas prioritárias para o novo ciclo. Por não estar em tramitação no Congresso, a reforma administrativa não foi citada nominalmente na mensagem presidencial. Nos bastidores, há ceticismo quanto à capacidade de o Palácio do Planalto conseguir conduzir agenda tão extensa em um ano marcado por eleições municipais.

Eis a lista apresentada:

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país: