Bolsonaro e Putin destacaram necessidade de seguir cooperação no agronegócio

Os presidentes querem diversificação da pauta do comércio bilateral, com maior participação de mercadorias de alto valor agregado

Estadão Conteúdo

Bolsonaro encontra Putin em Moscou (Kremlin/Divulgação)

Publicidade

Publicada pelo Itamaraty logo após as falas dos presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin no Kremlin, a declaração oficial da agenda afirma que os dois líderes destacaram a necessidade de se manter a cooperação no setor do agronegócio. O encontro aconteceu em meio à crise dos fertilizantes, com a Rússia apertando a oferta do insumo essencial para as lavouras brasileiras.

O texto não cita a assinatura de qualquer acordo bilateral no setor, mas diz que Bolsonaro e Putin constataram “com satisfação o aumento do fornecimento de fertilizantes russos ao Brasil”.

Leia também:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A declaração oficial repete pontos citados pelos dois líderes em seus discursos e diz que a reunião entre eles “transcorreu em atmosfera de cordialidade e confiança mútua”.

De acordo com a nota, os presidentes querem diversificação da pauta do comércio bilateral, com maior participação de mercadorias de alto valor agregado. “As partes reafirmaram o compromisso de cooperar para o equilíbrio da balança comercial”, diz o texto. Hoje, a balança comercial entre as partes é deficitária para o Brasil.

“Os Chefes de Estado sublinharam a determinação de fortalecer a parceria estratégica, ampliar o diálogo político e elevar o relacionamento bilateral, com base nos princípios compartilhados de respeito à soberania, ao direito internacional e ao Estado de Direito”, segue a nota.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.